A Yamaha Racing Team de fábrica, formada por Katsuyuki Nakasuga, Jack Miller e Andrea Locatelli, teve uma performance sensacional e terminou a emocionante 46ª edição da Coca-Cola Suzuka 8 Horas Endurance em segundo lugar, após completar 217 voltas, perdendo a vitória por apenas 34,243 segundos após uma excelente disputa acirrada na frente. A Equipe Oficial Yamalube YART Yamaha EWC, infelizmente, foi forçada a um raro abandono após dois acidentes que causaram danos irreparáveis à moto, mas deixará o Japão ainda na liderança da classificação do Campeonato Mundial de Endurance da FIM com um ponto de vantagem.
Às 11h30, sob o sol escaldante de verão em Suzuka, as 8 Horas de Suzuka de 2025 começaram com a tradicional largada no estilo Le Mans. A largada da Yamaha Racing Team ficou a cargo de Katsuyuki Nakasuga, que largou um pouco atrás dos rivais e cruzou a linha de controle após a primeira volta em 7º. A partir daí, ele rapidamente partiu para o ataque.
Encontrando gradualmente o ritmo, Nakasuga ultrapassou Gregg Black, piloto da Yoshimura SERT Motul, na volta 23, assumindo a quarta posição. Às 12h26, ele retornou aos boxes para entregar a YZF-R1 ao segundo piloto, Andrea Locatelli.
Localli havia demonstrado velocidade consistente nos testes pré-evento e continuou assim durante todo o fim de semana de corrida. Ele logo assumiu a segunda posição antes de trocar tempos rápidos na faixa de 2’07 com o líder Johann Zarco, na Honda HRC. Ele diminuiu a diferença de 13 segundos para 11 segundos em determinado momento, mas depois foi ficando para trás gradualmente até passar a R1 para o companheiro de equipe, Jack Miller.
Miller disputou a primeira posição com Takumi Takahashi, piloto da Honda HRC. Eles se enfrentaram com tempos também na casa dos 2’07, abrindo vantagem sobre o restante do grid. No entanto, Miller não conseguiu acelerar o ritmo tanto quanto desejava, e a diferença entre ele e o líder aumentou gradualmente.
O drama começou a se desenrolar durante o segundo turno de Miller. Às 16h10, Miller assumiu a R1 de Locatelli e imediatamente começou a registrar voltas rápidas, exibindo o estilo de pilotagem potente de um piloto de MotoGP. Por volta da volta 140, ele começou a diminuir a diferença, que havia aumentado para 45 segundos, em mais de 20 segundos de uma só vez, ficando a 21 segundos do líder.
Cerca de 30 minutos após Nakasuga iniciar seu segundo turno, às 17h32, uma batida no grampo fez com que o safety car entrasse em ação, diminuindo a diferença entre ele e o líder, Takumi Takahashi, da HRC Honda, para cerca de três segundos. Quando Locatelli assumiu o comando para o próximo turno, a diferença havia caído para 10 segundos. Logo depois, porém, o safety car entrou em ação novamente.
Com o safety car na pista, a diferença aumentou para cerca de 1min10s, após o que Locatelli forçou bastante, estabelecendo um novo recorde de circuito de 2min06s729s na volta 186. Ele e Miller, que fez o último turno pela YRT, aceleraram o máximo que puderam, mas não conseguiram alcançar o líder. Eles completaram as oito horas completas de corrida em segundo lugar.
O gerente da equipe, Wataru Yoshikawa, compartilhou suas impressões. “Senti que havia uma diferença em relação aos nossos rivais além do que os resultados demonstram.” Embora satisfeito com o segundo lugar no pódio e a primeira corrida da equipe em seis anos, ele já olha para o futuro.
A Yamalube YART Yamaha EWC Official Team (YART) entrou nas 8 Horas de Suzuka com grandes expectativas e uma vantagem de 18 pontos na classificação do Campeonato Mundial de Endurance (EWC) da FIM. Apesar de um contratempo inicial, a equipe demonstrou forte ritmo e determinação em sua recuperação, mas um problema técnico acabou impedindo a equipe de lutar por pontos no campeonato e pôs fim à sua sequência de seis pódios consecutivos.
O capitão da equipe, Marvin Fritz, teve a honra de largar pela YART, largando da sexta posição no grid. A tradicional largada no estilo de Le Mans trouxe a habitual troca de posições, mas Fritz, um experiente piloto de endurance, manteve-se firme e se estabeleceu na sexta posição após um trecho inicial tenso.
Seguindo de perto a Yamaha Racing Team, Fritz saiu da pista e perdeu duas posições, mas rapidamente se recuperou para manter a sétima posição à medida que a primeira rodada de pit stops se aproximava. Após aproximadamente 50 minutos, ele entregou a YZF-R1 para Karel Hanika. Assim que todas as equipes da frente completaram suas paradas, a YART voltou para a sétima posição.
Hanika impôs um ritmo consistente e subiu para a quarta posição, diminuindo gradualmente a diferença de 12 segundos para o piloto em terceiro. Quando entregou a moto para Jason O’Halloran, por volta da marca de 1h50, a diferença havia sido significativamente reduzida graças ao desempenho constante de Hanika.
O’Halloran inicialmente ficou em terceiro, mas depois perdeu uma posição para um rival que vinha em alta. O piloto da Yamaha estava se esforçando para se manter na liderança, mas seu primeiro turno sofreu uma reviravolta quando ele caiu 2h11min após o início da corrida, o que custou um tempo valioso para a equipe. Ele retornou rapidamente aos boxes, onde a equipe realizou um rápido reparo.
Voltando em 29º, O’Halloran continuou a pressionar, com mais de cinco horas e meia restantes no relógio. Depois
Após isso, Fritz retornou à pista em 30º e iniciou uma investida determinada na classificação. Ao final de sua segunda passagem, a YART subiu para 22º, e Hanika retomou a corrida.
O esforço incansável de Hanika o levou a chegar à 15ª posição, mas sua queda às 4h14m encerrou prematuramente a disputa da YART. O piloto tcheco caiu sobre o calcanhar direito. Após exames médicos completos, tanto na pista quanto em um hospital local, foi confirmado que nenhum osso havia sido quebrado. Toda a equipe da YART e da Yamaha deseja a ele uma rápida recuperação.
Após uma corrida difícil em Suzuka, a YART chega à etapa final da temporada com uma vantagem de um ponto, preparando o cenário para um confronto emocionante nas 24 Horas de Bol d’Or, em setembro.
Enquanto isso, a Elf Marc VDS Racing Team/KM99 teve uma corrida soberba, subindo da 18ª posição na largada para a 9ª na chegada, conquistando 12 pontos valiosos.
A NCXX RACING com o RIDERS CLUB sofreu um acidente por volta dos 20 minutos, mas conseguiu uma recuperação impressionante, terminando em 28º na classificação geral (classes EWC, SST e EXP combinadas) e em 10º na categoria SST. No entanto, a NICHIRIN RACING foi a equipe Yamaha SST mais bem colocada, terminando em 24º na classificação geral e em 7º na categoria SST.
Katsuyuki Nakasuga
Yamaha Racing Team – P2 – 217 voltas
“Nosso segundo lugar foi graças a toda a equipe, incluindo todos os pilotos e equipe, e graças à compreensão de cada um sobre seu papel e ao esforço de todos. Temos que aceitar o fato de que fizemos tudo o que podíamos, mas ficamos aquém dos nossos rivais. Dito isso, conseguir alcançar tanto em nossa primeira corrida em seis anos foi positivo, pudemos ver claramente onde estávamos falhando contra eles e também onde éramos fortes, e isso nos diz o que precisamos melhorar. Nesse sentido, acho que foi uma corrida valiosa. Portanto, sou grato aos meus dois companheiros de equipe. Apesar do curto tempo de preparação e de apenas um teste pré-corrida, eles conseguiram elevar o nível incrivelmente alto. Desta vez, senti que foram eles que me puxaram para o pódio. Se eu tivesse conseguido estabelecer um ritmo melhor, o resultado poderia ter sido diferente, mas, honestamente, esta foi uma experiência importante que levará ao sucesso futuro. Em duas semanas, nós Tenho a etapa All Japan JSB1000 em Motegi e, depois de lutar contra o calor desta corrida, encontramos alguns pontos positivos e alguns pontos a melhorar, então vou me preparar bem e dar o meu melhor na JSB1000 também.”
Jack Miller
Yamaha Racing Team – P2 – 217 voltas
“Claro que eu queria vencer, mas, nossa, enfrentamos uma competição forte. Mesmo assim, o segundo lugar é bom. Foi um ótimo dia para mim, para o Nakasuga-san e para o Locatelli. As condições estavam quentes e extremamente difíceis, mas conseguimos a corrida quase sem erros. Mesmo assim, não conseguimos alcançar nossos rivais, então precisamos ficar mais fortes e rápidos, e então voltar para as 8 Horas de Suzuka e vencer. Esta foi minha segunda vez nas 8 Horas e subi ao pódio. O Nakasuga-san me disse que a vista do pódio é incrível, já que ele já a viu várias vezes, e ele estava certo! Foi realmente lindo. Mas o que eu realmente quero é o maior, o troféu do vencedor. Aquilo realmente me deixou com inveja (risos). Mas, honestamente, correr nas 8 Horas pela Yamaha foi uma experiência maravilhosa. Eu pude sentir a filosofia da Yamaha de progredir constantemente, e foi uma É uma honra ter o presidente da Yamaha, Shitara, conosco hoje. O trabalho de toda a equipe foi impressionante e os fãs nos receberam calorosamente. Definitivamente, quero participar das 8 Horas novamente como piloto da Yamaha e colocar as mãos naquele grande troféu!”
Andrea Locatelli
Yamaha Racing Team – P2 – 217 voltas
“Foi um fim de semana super quente e difícil, mas Jack, Nakasuga e eu demos o nosso melhor. Como membro da família Yamaha, estou muito orgulhoso de ter subido ao pódio nas 8 Horas de Suzuka e sou grato pelo apoio de tantos membros da equipe. Terminamos em 2º lugar e quebramos o recorde do circuito. Meu nome permanecerá lá pelo menos até o ano que vem, o que é maravilhoso (risos). É uma pena que não tenhamos conseguido estabelecer um recorde no Top 10 Trial, mas, no geral, as 8 Horas foram absolutamente incríveis! Todo o fim de semana de corrida que passei aqui no Japão foi o melhor. A pista é fantástica e a atmosfera criada pelos fãs japoneses é inacreditável. Embora eu já tenha corrido no Japão antes, como o GP do Japão em Motegi, as 8 Horas são especiais. Ver todas as luzes azuis acenando nas arquibancadas depois de escurecer me deixou com uma sensação que não consigo descrever. Realmente não consigo colocar em palavras (risos). Eu diria que é definitivamente uma das melhores lembranças da minha vida, mas estou tão emocionado que não consigo expressar bem. Talvez depois de alguns dias, olhar todas as fotos me ajude a processar o que aconteceu, mas agora não consigo explicar. Vou usar essa experiência para me ajudar no WorldSBK. Acredito que a vida é um processo constante de aprendizado. Eu pego algo de cada experiência e aplico às corridas. Essa é a minha abordagem. Somos pilotos profissionais, então podemos vivenciar todos os tipos de coisas. As 8 Horas são uma delas. Vou aproveitar essa experiência para dar mais um passo. É o que é preciso para superar qualquer situação e vencer, e é por isso que quero competir nas 8 Horas novamente, para vencer e provar que dei o próximo passo!”
Wataru Yoshikawa
Yamaha Racing Team – Gerente da Equipe
“Para ser sincero, sinto metade alegria e metade arrependimento. Todos os pilotos e a equipe deram o seu melhor, sem questionar. Estou orgulhoso de todos e realmente acredito que fizeram uma ótima corrida. Quanto aos pilotos, reunimos um grupo de grandes talentos que estão no auge na MotoGP, no WorldSBK e no All Japan, então eu não tinha certeza do que esperar no início. E mesmo tendo apenas um teste antes do evento, cada piloto entendeu claramente seu papel e se uniram para formar uma grande equipe. Pilotos de classe mundial são realmente especiais! Suas habilidades de pilotagem falam por si, mas o mais impressionante é como todos estão tão focados em vencer. Eles são implacáveis em relação à vitória, nunca deixando de lado os mínimos detalhes e sempre propondo novas ideias para atingir esse objetivo. Acho que os pilotos realmente nos ajudaram muito desta vez. A equipe também fez um trabalho fantástico. Do trabalho nos boxes ao desenvolvimento das máquinas e todo tipo de suporte, eles tiveram um desempenho altíssimo, o que fez com que nossa diferença de seis anos parecesse inexistente. No entanto, senti que havia uma diferença em relação aos nossos rivais além do que os resultados demonstram. Sinto que, se levarmos a sério a competição com rivais tão fortes, precisamos começar a nos preparar para o próximo desafio e elevar ainda mais nosso nível.”
Tetsu Ono
Gerente Geral, Divisão de Estratégia de Automobilismo, Yamaha Motor Co., Ltd.
“As 8 Horas de Suzuka deste ano não foram apenas um desafio para a Divisão de Estratégia de Automobilismo, mas também uma ótima oportunidade para comemorar o 70º aniversário da Yamaha. Vários departamentos trabalharam juntos e tivemos 650 funcionários, incluindo novos contratados, torcendo por nós na corrida. Foi realmente um evento onde toda a nossa empresa pôde se unir como uma só, e acredito que todos os presentes puderam sentir nossa paixão pelas corridas. Nossos pilotos incluíam o japonês Katsuyuki Nakasuga, o piloto da MotoGP Jack Miller e o piloto do WorldSBK Andrea Locatelli, que formaram um lineup de estrelas. O Top 10 Trial foi repleto de emoção e, na corrida em si, enfrentamos nossos rivais de frente, travando uma batalha emocionante na qual não podíamos nos dar ao luxo de cometer um único erro. Embora tenha sido decepcionante não vencer, demos o nosso melhor e acredito que os fãs gostaram da corrida. Acredito que os pilotos poderão usar suas experiências nas 8 Horas de Suzuka como um trampolim para almejar ainda mais alto no restante desta temporada. Usaremos essa decepção como motivação para proporcionar momentos ainda mais emocionantes aos nossos fãs. Por fim, quero agradecer pelo apoio contínuo. Agradecemos sinceramente.”
Itaru Fukushima
Líder do Projeto R1 RACE
“Comparada à YZF-R1 das 8 Horas de Suzuka de 2019, a R1 deste ano apresentou uma clara melhora, como se pode ver pelo tempo de classificação de Locatelli, na faixa baixa de 2004. Com base nisso, podemos afirmar com certeza que conseguimos correr a corrida conforme o planejado, sem grandes erros. Por outro lado, tivemos alguns problemas com nossa abordagem às corridas de endurance após um intervalo de seis anos, com nossos tempos de volta, consumo de combustível e outros aspectos da R1 com especificações de endurance. A corrida é um processo contínuo em que adquirimos experiência e progresso, e não estou falando apenas da moto, mas também das pessoas em nossa equipe. Se tivermos outra chance, aproveitaremos a experiência adquirida aqui na preparação para as 8 Horas, que inclui nosso trabalho no All Japan, para produzir um nível de desempenho ainda maior. Sobre o nosso segundo lugar, é decepcionante porque vimos que havia potencial para uma classificação melhor, mas não nos arrependemos de ter nos esforçado ao máximo. Obrigado a todos pelo apoio contínuo.”
Marvin Fritz
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team – DNF
“Minha primeira corrida foi boa. Tive uma boa largada. Estava tentando entrar em um bom ritmo e não forçar demais nem cometer erros, porque, claro, estávamos lá pelos pontos. Aumentei a diferença para o nosso principal concorrente – fiquei talvez dois ou três segundos atrás do Nakasuga-san, então estava tudo bem, e estávamos lutando pelo pódio. Mas também acho que, no final, poderíamos ter voltado para algo entre a sétima e a nona posição. Isso teria sido uma boa pontuação para o campeonato, mas, infelizmente, tivemos um problema técnico que fez o Karel cair e machucar o calcanhar. Mas é a vida. Já estamos pensando no Bol d’Or e na luta pelo campeonato.”
Jason O’Halloran
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team – Abandono
“É obviamente uma pena não terminar a corrida. Meu primeiro turno estava indo muito bem até que sofri um acidente na última chicane. Entrei um pouco mais devagar. Havia algumas motos à minha frente – talvez isso tenha descarregado um pouco demais o pneu dianteiro. Perdi o dianteiro, então foi uma pena.” Como estávamos em uma boa posição na pista. O tempo de volta foi bastante forte e me senti muito bem. Recuperei a moto e voltei para a pista, mas tive um problema que precisei resolver nos boxes. É uma pena para o Karel ter o problema técnico e o acidente no final da segunda volta. É o que acontece – você tem sorte e azar na corrida, e você passa para a próxima. Ainda temos uma corrida de 24 horas e ainda há muito a se disputar.”
Karel Hanika
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team – Abandono
“Estou decepcionado, obviamente. Estávamos aqui para lutar pelo pódio e acho que provamos isso nos dois primeiros turnos. Consegui recuperar um pouco. Infelizmente, o Jason perdeu a frente na chicane final. Essa curva é muito complicada, então às vezes isso acontece. Claro, estávamos um pouco atrás, mas com a visão de que estaríamos lá pelos pontos – porque esta corrida é muito longa. Conseguimos recuperar cerca de 15 posições, então definitivamente tínhamos 10 pontos ou mais para conquistar, o que teria sido superimportante para este campeonato. Na minha última corrida, eu estava bastante forte. Fiquei feliz com o desempenho. Mas, faltando duas ou três voltas para o fim, um problema técnico me fez cair. É uma pena, mas às vezes isso faz parte da corrida. Tivemos seis pódios consecutivos, então não podemos reclamar. Agora que a sequência acabou, acho que teremos que começar uma nova em Bol d’Or. Sei que voltaremos mais fortes lá e lutaremos pelo campeonato até a última volta.”
Mandy Kainz
Yamalube YART Yamaha EWC Official Team – Team Manager
“É muito decepcionante terminar as 8 Horas de Suzuka desta forma. Durante todo o fim de semana, os pilotos e a equipe fizeram um trabalho fantástico para chegar a esta corrida com um ritmo forte. Após a primeira queda, perdemos um tempo valioso, mas Marvin e Karel ainda conseguiram diminuir a diferença para os pilotos da frente. Depois, Karel também sofreu um acidente devido a um problema técnico que não conseguimos consertar antes do final da corrida. Foi muito azar também para Karel, que caiu com muita força sobre o calcanhar direito. Ele estava com muita dor. Toda a equipe deseja uma rápida recuperação. Suzuka é sempre traiçoeira. Obviamente, não era assim que imaginávamos que a corrida de hoje seria. Teremos que fazer uma recuperação forte no ano que vem, diante dos fãs japoneses, bem como na etapa final de 2025, em Bol d’Or, em setembro, para continuar a luta pelo título do campeonato.