Tudo de volta ao normal no Qatar

Meus amigo, peço desculpas por não ter escrito uma coluna ontem comentando a Sprint Race do Qatar. Deu-me muita preguiça. Mas foi aquilo, mais um passeio da família Marquez. Marc Marquez venceu novamente, com tranquilidade, e seu irmão também com certa tranquilidade, chegou em segundo, com outra GP24, a de Morbidelli, completando o pódium.

Após levar um certo sustinho ao não dominar o treino classificatório que levou ao Q2, Marc Marquez mais uma vez marcou a pole-position, fez todas as de 2025. Foi legal ver o Franco Morbidelli treinar tão bem e fazer o pódium.

Pecco Bagnaia treinou mal e quando não tem uma moto perfeita, e consequentemente é obrigado a andar embolado, suas qualidades não aparecem. É como diz o nosso enViado especial em Londres e colunista aqui do Motozoo® André Bertrand… “uma coisa é o Bagnaia andando na frente, e outra, é ele andando no meio da galera”. Ele tem razão, parece-me que Pecco precisa de uma moto perfeita para andar bem. Quando ele consegue, ele vai para a ponta e consegue aproveitar esta perfeição, andando muito rápido, coisa que não é para qualquer um. Quando não tem, ele parece ter dificuldades em “sobre-pilotar” a motocicleta.

A corrida de hoje foi de longe a mais divertida do ano. Marc Marquez largou bem mas levou uma traulitada do seu irmão por trás na primeira ou segunda curva, que arrancou uma asa traseira de estegossauro da sua moto, e afrouxou a outra. Acredito que não tenha feito diferença alguma no desempenho, mas neste episódio o Morbidelli aproveitou-se e tomou a ponta. Alex Marquez saiu-se pior, pois perdeu uma asa mais importante, a dianteira esquerda, e perdeu muito mais tempo. Depois ele ainda bateu no Diggia e teve que pagar uma volta longa. Ainda assim conseguiu chegar em sexto, andou muito.

Morbidelli deu tudo o que tinha e abriu um pouquinho mas Marc Marquez estava apenas controlando e se poupando. Quando viu que o Pecco chegou nele, meteu a mão mas aí um assanhado Maverick Viñales passou o Pecco, passou o Marc e tomou a ponta. Em um ritmo que permitiu que eles escapassem do terceiro colocado, que passou a ser definitivamente o Pecco depois de uma eletrizante disputa com o Morbidelli. Marc Marquez cozinhou até passar, fazer sequencia de voltas mais rápidas e vencer com uma distância segura.

Viñales arrancou um excelente segundo lugar para uma KTM satélite, com Pecco chegando em terceiro e Morbidelli em quarto.

Isso na linha de chegada, mas agora vimos que Viñales foi penalizado por irregularidades na pressão dos pneus, perdeu posições e foi parar em décimo quarto!!!!! Mó sacanagem da Paróquia.

Com isso Bagnaia sobe para segundo e Morbidelli fica com o terceiro lugar no pódium.

Em quarto então ficou Zarco que andou muito com a sua Honda. Honda e Yamaha estão já no nível das Aprilias e KTM, as Ducatis é que estão muito na frente. Quartararo, após conquistar uma incrível primeira fila na largada, chegou em sétimo hoje e quinto ontem na Sprint Race.

Achei a volta do Jorge Martin bem razoável, mas ele levou um estabaco e foi para o hospital examinar o tórax em um scan completo.

Foi isso, por enquanto, não tem para ninguém. A Formiga Atômica fez todas as poles e venceu todas as corridas menos uma, onde caiu quando estava liderando. Parece que este ano, não vai ter para ninguém.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.