E chegamos ao fim dos 3 dias de testes em Sepang para o MotoGP. Primeira vez este ano em que os pilotos oficiais andaram com as suas motos.
Por questões de custo, e para igualar a galera, não temos muitos testes. Teremos mais um em Portimão e acabou, tem que fechar os motores e pau nas máquinas, não pode mexer mais. Este ano a Aprilia não terá mais concessões.
Rolou um domínio total da Ducati. Na Ducati todos calmos e tranquilos. Todas as motos andaram bem, todos os pilotos felizes. Quem andava de 2021 adorou a 2022, que terminou o ano bem acertadinha. E a 2023, este ano veio boa. A Ducati aprendeu com o ano passado, quando nesta época do ano estava com o problemão de ter a moto 2022 pior do que a 2021 e teve que improvisar, misturar as duas. Este ano não, a 2023 veio boa e apenas um pouquinho melhor em tudo. Pecco não liderou dia nenhum, mas também não precisa.
A Aprilia veio mais ou menos no mesmo esquema. A moto mudou mais do que a Ducati mas não tanto. Segundo Aleix ela é melhor em tudo, um pouquinho, e ele não sabe se será suficiente para parar a onda de Ducatis. Viñales foi o mais rápido na Aprilia todos os dias, o que deve deixar Aleix meio chateado. Ainda mais depois que foi divulgado o salário do Maverick Viñales, muito maior do que o dele!!!
Contrariando o ditado da aviação, onde diz que avião tem que ser bonito para voar bem, tanto a Ducati como a Aprilia são horríveis. A KTM tem uma descarga feia também. E são as que estão melhores.
A Honda levou 4 motos para o Marc e os outros pilotos andarem, o que mostra que estão longe. Nos 3 dias MM afinou para uma moto. Escolheu a moto que será desenvolvida, mas apesar de ter chegado em décimo nos tempos combinados, algo que a assessoria de imprensa vai chamar de top 10, não mostrou-se hora nenhuma assustadora e no ponto de MM fazer a diferença. Ficou longe dos top5. Mir e Rins também não se acertaram. Única notícia boa: Marc Marquez parece estar zerado de saúde e disposição.
A Yamaha, agora com apenas dois pilotos na pista, até começou os testes mais ou menos. A moto está com mais velocidade de reta, o antigo motor da M1 era uma vergonha. Perdeu por apenas 2 km/h de final para as Ducatis e Quartararo vinha marcando tempos medianos. Mas no último dia, quando foram tentar fazer o tempo bom com pneus macios, a moto perdeu-se e afundou nos tempos. Simplesmente a moto não funcionou com pneus novos e macios, um jeito meio KTM de ser…
Da KTM não há muito o que falar… mesma coisa, a moto parece estar atrás de Ducati, Aprilia e até, ouso dizer, Yamaha (de Quartararo), muito trabalho pela frente.
Que venha Portimão