Testes da MotoGP em Sepang

E chegamos ao fim dos 3 dias de testes em Sepang para o MotoGP. Primeira vez este ano em que os pilotos oficiais andaram com as suas motos.

Por questões de custo, e para igualar a galera, não temos muitos testes. Teremos mais um em Portimão e acabou, tem que fechar os motores e pau nas máquinas, não pode mexer mais. Este ano a Aprilia não terá mais concessões.

Rolou um domínio total da Ducati. Na Ducati todos calmos e tranquilos. Todas as motos andaram bem, todos os pilotos felizes. Quem andava de 2021 adorou a 2022, que terminou o ano bem acertadinha. E a 2023, este ano veio boa. A Ducati aprendeu com o ano passado, quando nesta época do ano estava com o problemão de ter a moto 2022 pior do que a 2021 e teve que improvisar, misturar as duas. Este ano não, a 2023 veio boa e apenas um pouquinho melhor em tudo. Pecco não liderou dia nenhum, mas também não precisa.

A Aprilia veio mais ou menos no mesmo esquema. A moto mudou mais do que a Ducati mas não tanto. Segundo Aleix ela é melhor em tudo, um pouquinho, e ele não sabe se será suficiente para parar a onda de Ducatis. Viñales foi o mais rápido na Aprilia todos os dias, o que deve deixar Aleix meio chateado. Ainda mais depois que foi divulgado o salário do Maverick Viñales, muito maior do que o dele!!!

Contrariando o ditado da aviação, onde diz que avião tem que ser bonito para voar bem, tanto a Ducati como a Aprilia são horríveis. A KTM tem uma descarga feia também. E são as que estão melhores.

A Honda levou 4 motos para o Marc e os outros pilotos andarem, o que mostra que estão longe. Nos 3 dias MM afinou para uma moto. Escolheu a moto que será desenvolvida, mas apesar de ter chegado em décimo nos tempos combinados, algo que a assessoria de imprensa vai chamar de top 10, não mostrou-se hora nenhuma assustadora e no ponto de MM fazer a diferença. Ficou longe dos top5. Mir e Rins também não se acertaram. Única notícia boa: Marc Marquez parece estar zerado de saúde e disposição.

A Yamaha, agora com apenas dois pilotos na pista, até começou os testes mais ou menos. A moto está com mais velocidade de reta, o antigo motor da M1 era uma vergonha. Perdeu por apenas 2 km/h de final para as Ducatis e Quartararo vinha marcando tempos medianos. Mas no último dia, quando foram tentar fazer o tempo bom com pneus macios, a moto perdeu-se e afundou nos tempos. Simplesmente a moto não funcionou com pneus novos e macios, um jeito meio KTM de ser…

Da KTM não há muito o que falar… mesma coisa, a moto parece estar atrás de Ducati, Aprilia e até, ouso dizer, Yamaha (de Quartararo), muito trabalho pela frente.

Que venha Portimão

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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