O protótipo TE-1 da Triumph Motorcycles ganhou o prêmio de “Moto Elétrica do Ano” no GQ Car Awards de 2023.
Paul Henderson, um dos juízes:
“Com um tempo de 0 a 60 mph de 3,6 segundos, velocidade máxima de 135 mph, um alcance de 100 milhas com uma única carga e um tempo de carga de 0 a 80 por cento de apenas 20 minutos, O primeiro protótipo totalmente elétrico da Triumph superou todas as expectativas para estabelecer novos padrões no setor. A Triumph diz que não tem planos de colocar o TE-1 em produção, mas os avanços tecnológicos, o desenvolvimento da bateria e as inovações eletrônicas estarão presentes no EV de produção da próxima geração (ou deveria ser a primeira geração) da marca britânica de motocicletas. Em outras palavras, o melhor ainda está por vir.”
Steve Sargent, diretor de produtos,
“Estamos muito satisfeitos por ter nossos esforços no desenvolvimento de uma motocicleta elétrica de alto desempenho reconhecida no GQ Car Awards. Há desafios significativos em trazer motocicletas elétricas para o mercado de massa, mas o TE-1 é um passo crucial para o desenvolvimento e compreensão da tecnologia de veículos elétricos da Triumph.”
A moto é um produto de uma colaboração única entre Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG na Universidade de Warwick – e foi financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles através da Innovate UK.
Ele foi criado para servir como uma ferramenta educacional para permitir que a Triumph pesquise possíveis futuras motocicletas elétricas. O TE-1 passou por quatro fases em seu desenvolvimento de dois anos, chegando à conclusão em julho de 2022.
Com um mapa de ação do acelerador e entrega de torque projetado diretamente de uma Speed Triple 1200 RS, os testes de pista e as avaliações dinâmicas do piloto do demonstrador protótipo TE-1 oferecem um nível de manuseio que corresponde às atuais motocicletas esportivas de três cilindros de combustão interna da Triumph.
O piloto campeão da Daytona 200, Brandon Paasch, participou da fase final de testes, tanto na avaliação de desempenho do motor quanto na configuração final do protótipo por meio de testes em pista. “A resposta do acelerador no TE-1 é incrível, tem muito torque e, quando você toca no acelerador pela primeira vez, é uma potência instantânea, o que obviamente é o que eu amo como motociclista – adoro quando é super-torquey e acelera rápido, então para mim foi uma experiência muito boa”, disse Brandon. “Tenho que ajustar essa coisa de zero a 100% do acelerador e é incrivelmente rápido, empurra como um louco.”
Bela máquina, mas ainda não vejo as elétricas com o mesmo charme das movidas a explosão.
Quem sabe um dia…
Esqueçam isso ,veículos elétricos não vingaram !!!! CA no EUA já estão pedindo para não carregarem seus carros em horário de pico! Nenhum país vai está preparado nos próximos 10,15 anos com sua matriz energética para sua frota ficar carregando um das 22h as 6h ,aguardem !