O som do MotoGP de 2023 vai disparar em questão de dias, e pouco antes do Teste Oficial de MotoGP de Sepang quebrar o silêncio do período de entressafra, a Red Bull KTM Factory Racing revelou suas cores e pilotos prontos para disputar a campanha mais longa já registrada.
Pelo quarto ano consecutivo, Brad Binder será um dos pilotos da KTM RC16 no esforço da empresa para o sucesso no MotoGP. O sul-africano de 27 anos conquistou a primeira vitória da KTM na MotoGP na República Tcheca em 2020 e foi o piloto mais bem classificado da KTM em 2022 com a 6ª posição na classificação e resultados no pódio tanto na abertura no Grande Prêmio do ano (Catar) quanto no fechamento em Valência. Agora com nove temporadas na família Red Bull KTM, Binder é reconhecido como um dos pilotos mais determinados e eficientes do grid da MotoGP.
# 33 é acompanhado por Jack Miller. O jovem de 28 anos, que recentemente completou 28 anos, vai pilotar a KTM RC16 enquanto tenta se tornar o único piloto da atual MotoGP a conquistar vitórias em GPs com três marcas diferentes. O australiano traz nove temporadas de experiência e imenso caráter para a equipe, bem como um pedigree que inclui quatro triunfos e 22 pódios na categoria rainha.
A Red Bull KTM Factory Racing está no topo da pirâmide das corridas de pista da KTM e uma estrutura que vê participação e presença em cada divisão do campeonato mundial e muito mais. No auge do esporte, a KTM comemorou sete vitórias na MotoGP, registrando 18 pódios e três pole position desde 2017. O equipamento KTM RC4 registrou cinco títulos e 80 vitórias na categoria Moto3 ™ desde o início da divisão em 2012 e a técnica base da moto foi responsável pela progressão de talentos emergentes na Red Bull MotoGP Rookies Cup, na Northern Talent Cup e na Austrian Junior Cup.
A campanha de MotoGP de 2023 começa a 24-25-26 de março no Circuito Internacional do Algarve, em Portugal, após dois testes de pré-temporada de 10-11-12 de fevereiro (Malásia) e 11-12 de março (Portugal).
Brad Binder:
“Já parece um longo período de entressafra, então estou mais do que animado para voltar à pista e começar de novo. Meu quarto ano na classe e sinto que nossa melhor chance até agora de realmente conseguir algo será em 2023. Estamos prontos para ir, então vamos para Sepang e ver o que esses primeiros dias nos trazem.”
Jack Miller:
“Boas sensações! Juntando-se à família KTM novamente, tudo está começando a parecer bastante “real” agora. Há muito tempo que penso neste momento. Finalmente vendo as cores de 2023, eu de macacão e toda a preparação para a próxima temporada. É incrível estar de volta aqui na KTM e alcançar todo mundo; é um gostinho especial antes de começarmos a ação na Malásia.”
Francesco Guidotti, Red Bull KTM Team Manager:
“Com certeza, terminar em 2º no campeonato por equipes no ano passado é algo a se fazer e ter um ponto de partida para o futuro. É importante porque significa que a equipe trabalha bem em conjunto e o ambiente é ótimo. Haverá 21 GPs este ano e será importante ser competitivo e estar entre os cinco primeiros todas as vezes e também temos as corridas de Sprint. Somos uma equipe de fábrica e o único objetivo que podemos ter, o único objetivo, é o título. É fácil dizer e não é fácil conseguir! Mas este é o objetivo principal. Tudo tem que ser eficiente, principalmente agora que temos menos tempo para fazer o ajuste certo em diferentes condições. É uma coisa básica que você precisa fazer; formam uma equipe unida e eficiente para enfrentar esses desafios diários. Nossos pilotos – Jack e Brad – são uma combinação especial e a equipe será muito forte porque há duas personalidades especiais.”
Pit Beirer, diretor da KTM Motorsports:
“Estamos entrando em nossa sétima temporada, mas sinto que os seis anos anteriores foram incríveis em termos de construção do projeto a este nível e já com essas vitórias e pódios no bolso. Tem sido uma jornada louca e gostamos muito, mas agora não basta mais apenas ‘estar lá’ e ser uma equipe boa e organizada; precisamos de resultados. Sinto-me superconfiante com os dois rapazes que temos a bordo. Eu sinto que Brad e Jack são diferentes, mas, no final das contas, ambos são parecidos. Eles estão pressionando muito e é exatamente disso que precisamos. Como sempre, entramos em uma longa – e muito diferente – temporada de corridas com muito trabalho e esforço das pessoas e parceiros por trás de nós: de todos os engenheiros da fábrica, da excelente equipe de testes e de novos e confiáveis patrocinadores. Fizemos um grande esforço para que 2023 seja melhor do que nunca.”
Hubert Trunkenpolz, Membro do Conselho Executivo da KTM AG:
“O impacto do MotoGP no negócio é enorme. Fazemos corridas de fábrica em geral e MotoGP em particular para reconhecimento da marca e o retorno do investimento é muito bom. Faz muita diferença se você terminar no pódio então com certeza essa deve ser a meta em 2023. Do lado comercial tivemos mais um ano recorde e fechamos 2022 com quase 2,5 bilhões de receita com mais de 375.000 motocicletas vendidas que é uma alta de todos os tempos. Assim como nosso desempenho no automobilismo, a segunda metade do ano passado foi simplesmente incrível. Acho que nossa perspectiva para o MotoGP em 2023 é muito positiva e o que temos para o futuro é muito promissor, então grande crédito deve ir para a equipe, os pilotos e o grande impulso que toda a fábrica está dando agora. Além disso, queremos continuar com nossos objetivos de sustentabilidade tanto para o esporte quanto para os negócios e continuar a ser um jogador de ponta nesta série”.