E em uma noite gelada nas ruas, especialmente para quem foi de moto, o João Bike Show Mendes recebeu um monte de amigos para lançar o livro homônimo – João Bike Show Mendes. Que noite feliz, que encontro maravilhoso com dezenas de pilotos e amigos que juntos, todos nós, estamos escrevendo uma história que vale a pena ser contada, lembrada, celebrada, comemorada.
E é isso que o Joãozinho fez no livro, escreveu, contou, lembrou, celebrou, comemorou estes muitos anos na estrada do motociclismo, onde ele se celebrizou por ser o primeirão a se dedicar a registrar as nossas peripécias com as motos. E o fez com muita propriedade e competência, pois o arquiteto João Mendes (quem diria?) foi também piloto de MX e motovelocidade, além de playboy do Postinho de Ipanema e jornalista. Tudo junto, ao mesmo tempo. Muito arquiteto, muito piloto, muito jornalista, muito playboy!
Acompanhei o nascimento deste livro deste a sua idealização, quando o Carlãozinho se juntou e incentivou a produção. Falei: “Mete bronca”. Vocês verão que o livro tem muitas fotos, muitas imagens, que o João guarda em uma arrumação que só ele entende, que mudou de lugar diversas vezes nos últimos anos, mas que ele sabe exatamente onde estão. São imagens incríveis, de nós jovens atletas, de celebridades, de eventos históricos e muito mais. Eu esperava um livro bacana, mas o resultado superou minha expectativa em tudo. No conteúdo (ainda não li, mas já folheei), na qualidade gráfica, no formato, na diagramação, em tudo.
Hoje uma grande quantidade de ex-jovens atletas estavam lá para autografar as suas cópias. É emocionante ver todos juntos, com saúde e repletos de gratidão não só por isso, pela saúde, mas pela satisfação de ter sido lembrado no livro e poder abraçar os amigos.
Eu sempre digo que eu, e mais uma pouca dezena de amigos somos diferenciados, pois só quem acelerou tudo em uma Yamaha MX180 fuçada, morro abaixo em uma pista toda esburacada, para no final ainda por cima saltar com aquela verdadeira bomba sem freios, sem suspensões, sem chassi e com muito motor, e ainda estar vivo hoje em dia , é um ser diferenciado. Uma experiência que separou os homens normais da época, de nós, quase super heróis que somos. Estamos muito vivos.
João autografou dezenas de livros, parou para fazer um agradecimento emocionado, voltou e autografou mais uma penca. Aos poucos a galera foi se dispersando, eu inclusive, mas esta noite ficará para sempre guardada em nossas cabeças e em nossos corações.
Parabéns João Bike Show Mendes, Well Done!! Obrigado por me convidar para escrever na orelha, senti-me importante para você e isso faz muita diferença para mim.
Vejam fotos do evento: