A F.B. Mondial (Mondial) retornou ao EICMA 2025 com novas máquinas, que vão desde uma adventure de média cilindrada, passando por enduro/motards, até uma bobber de média cilindrada. A Mondial afirma que sua linha foi “completamente renovada”, embora alguns detalhes sobre as novas máquinas ainda sejam escassos.
Mud 452
Talvez a máquina mais atraente da Mondial seja a Mud 452. A Mondial afirma que ela combina o design italiano com o mesmo motor bicilíndrico de 452 cc, DOHC, oito válvulas e refrigeração líquida, atualmente encontrado em seu modelo Piega 452. Isso significa que o motor produz 47 cavalos de potência a 10.000 rpm e 40 Nm de torque a 6.500 rpm. Ele é acoplado a uma transmissão de seis velocidades.
Na parte da suspensão, a Mud 452 apresenta um garfo invertido de 43 mm e um monoamortecedor acoplado a uma balança traseira de dois braços. A frenagem é garantida por uma pinça de quatro pistões com montagem radial, que atua em um disco único. Na traseira, há uma pinça flutuante de dois pistões. As rodas são raiadas e sem câmara, com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.
Um tanque de combustível de 17,5 litros oferece combustível suficiente para levar os pilotos a longas distâncias. A altura do assento, segundo a fabricante, é de 89 cm. Com um peso declarado de 175 kg, não está claro se esse valor inclui o combustível, a Mondial afirma que a Mud 452 compete diretamente com a CFMoto 450 MT.
Spartan 600
A Spartan 600 marca a entrada da Mondial na categoria bobber de média cilindrada. Com suas linhas limpas e musculosas, a Mondial afirma que a Spartan 600 “…combina elegância clássica e personalidade moderna”. Sob o chassi da máquina, encontra-se um motor bicilíndrico paralelo de 554 cc refrigerado a líquido, que produz 55 cavalos de potência e 54 Nm de torque. A potência é transmitida ao solo por uma transmissão de seis velocidades. A Mondial afirma que a Spartan 600 foi projetada para entregar torque “máximo” em baixas rotações, juntamente com uma condução suave para viagens mais longas.
A Spartan utiliza rodas de 16 polegadas com um pneu 130/90 na dianteira e um 150/80 na traseira. A frenagem dianteira é feita por uma pinça radial de 4 pistões que atua em um disco único. Na traseira, uma pinça flutuante de pistão único ajuda a parar a moto. O tanque esculpido da motocicleta tem capacidade para 17,5 litros. A altura do assento é de apenas 71 cm.
Completando o pacote, temos um painel TFT colorido, ABS e iluminação totalmente em LED.
SMX 300 Enduro
A Mondial afirma que está focando em jovens pilotos com seus modelos SMX 300 e SMX 125 Enduro. Baseadas em uma plataforma totalmente nova, a Mondial diz que as motos são “…ambas projetadas para diversão, leveza e acessibilidade.”
A SMX 300 Enduro é equipada com um motor monocilíndrico de 300 cc que produz 27 cavalos de potência e 25,5 Nm de torque, e é acoplado a uma transmissão de seis velocidades. Na parte da suspensão, a SMX 300 Enduro conta com um garfo de 41 mm e um monoamortecedor na traseira. Uma pinça flutuante de dois pistões morde um disco único, enquanto na traseira, uma pinça de pistão único atua no disco menor.
Os pneus de offroad são montados em rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. Espera-se que você seja um piloto alto, já que a altura do assento da SMX 300 Enduro é de 930 mm do chão. Mas, como ponto positivo, a moto tem quase 304 mm de distância do solo. O peso declarado é de 124 kg, mas não está claro se esse valor inclui os 7 litros de combustível. A partida elétrica é de série.
SMX 125 Enduro
Segundo a Mondial, a SMX 125 Enduro é voltada para motociclistas iniciantes, sendo “projetada para acompanhar até mesmo os menos experientes, esta moto combina segurança e estilo, com linhas modernas e uma aparência que não passa despercebida”.
No coração da moto está um motor monocilíndrico de 124 cc refrigerado a ar, que produz 14,75 cavalos de potência e 10,4 Nm de torque, com transmissão de seis velocidades. Na dianteira, há um garfo de 41 mm e, na traseira, um monoamortecedor. A frenagem é feita por uma pinça de dois pistões na frente e uma pinça simples na traseira. Ambas as pinças atuam em discos simples.
A SMX 125 Enduro utiliza rodas raiadas com aro dianteiro de 21 polegadas e aro traseiro de 18 polegadas. De qualquer forma, a moto é bastante alta, com quase 304 mm de distância do solo e altura do assento de 93 cm. A partida elétrica é de série.
Embora a SMX Enduro seja voltada para jovens pilotos iniciantes, e seja bom ter quase 30 cm de distância do solo, será que uma moto para iniciantes deveria ter uma altura de assento superior a 91 cm? Aparentemente, a Mondial acredita que sim.
Supermotards também disponíveis
Se você prefere pilotar em asfalto em vez de fora de estrada, e gosta de fazer curvas em alta velocidade com motos de baixa cilindrada, tanto a SMX 300 quanto a SMX 125 estão disponíveis como supermotards.







