É meus amigos, apesar do resultado ter sido o de sempre, a vitória do Marc Marquez e sua Ducati, este fim de semana foi diferente, pois ontem na Sprint Race ele levou um estabacão e hoje ganhou, mas botou a língua prá fora. Levou uma canseira do Bez e sua Aprilia e teve que dar tudo e mais um pouco com a moto com os pneus gastos de fim de corrida.
Bez treinou bem, fez a pole-position, Marc largou da segunda fila, mas todos sabem que ele não fica ali nem até a primeira curva, pois a Ducati larga bem, ele larga bem e é sempre muito agressivo nas largadas. Na sprint veio com tudo, forçando, e pegou logo a ponta. Mas as GP25 não estiveram completamente ajustadas para esta prova, ou, pelo menos, não estavam sobrando das outras motos como de costume. A Aprilia do Bezzecchi estava infernal.
Na Sprint Race acabou caindo. Não estava sob uma pressão de perto, mas estava pressionado e acabou errando e foi ao solo quando liderava, deixando a vitória para a RS-GP 25 e Bezzecchi.
De resto eu estou já cansado deste campeonato, muito longo. Mas Alex Marquez fez já o seu costumeiro segundo lugar, sem nunca ter ameaçado o Bez. Diggia completou o pódio de sábado. A Ducati Corse está dependendo completamente do Marc Marquez, porque o Pecco não está andando nada, chegando em décimo terceiro… sim… é isso mesmo… lá atrás. O VR46 Boys estão se matando para ver quem chega na frente no campeonato e o Fabio Quartarato, debutando um colarzinho de pérolas horroroso, mimoso, repetiu o esquema de largar bem, e ir caindo para o final. Ontem acabou caindo no chão mesmo.
A estréia da Yamaha M1 V4 foi bem razoável as KTM se apresentaram mais discretas neste fim de semana.
Para a corrida Marc largou um pouco menos agressivo e deixou para passar o Bez em um erro dele, mas depois foi levando um calor até a última curva da última volta. O conjunto da Aprilia apertava, fazia melhor volta e a Formiga Atômica tinha que tirar um novo recorde da cartola na volta seguinte, sob pena de não conseguir vencer. E assim foram, nas últimas 5 voltas num pau absurdo, quebrando melhores voltas a cada passagem, afastando-se do Alex Marquez e botanto prá quebrar.
No Parc-fermé Marco Bezzecchi disse ter sido o melhor fim de semana de sua carreira e talvez a sua melhor corrida. É o que o cronometro diz. Marc Marquez chegou pregado, muito cansado, tá ficando velho né? E, novamente, a Ducati Corse só pode contar com ele, porque Pecco caiu quando estava ali pelo sétimo lugar. Melhor do que ontem, mas muito longe do que um piloto de vermelho devia estar. Por muito menos a Ducati rifou Miller e Enea. Alex Marquez fez pódium de novo, mostrando que recuperou a regularidade que estava perdida por ai. Ele achou de novo.
Na Moto2 vimos o Diogo fazer uma grande corrida em um dia em que o seu conjunto nunca conseguiu ser rápido o suficiente. Correu com a cabeça, estratégia, e velocidade, pois no finalzinho abiscoitou um excelente quarto lugar, na frente do líder do campeonato Gonzales e também do seu adversário em pontos, o ultra competitivo Canet. Com este resultado, Diogo Moreira é agora vice-líder, o famoso runner up, com 188 pontos, empatado com o Canet, mas na frente porque tem uma vitória a mais. E a apenas 39 pontos do Gonzales. Não é uma distância inalcançável, mas será difícil em condições normais de temperatura e pressão. Manu Gonzales é regular e o problema é que muita gente começou a andar bem nesta segunda metade do campeonato, tivemos hoje o décimo ganhador diferente, e isso reduz a quantidade de pontos que os líderes estão marcando… aí, descontando de pouco em pouco, fica difícil. Mas eu acredito em Diogo campeão ainda este ano. Vamos com fé.
Agora vem as corridas asiáticas, que são difíceis de acompanhar, pois são na madrugada, vamos ver se eu sobrevivo a mais uma temporada!!!
Abraços