Pois é meus amigos, o piloto brasileiro Diogo Moreira, depois de desempenho espetacular na corrida de hoje, está liderando o Campeonato Mundial de Motociclismo na categoria Moto2. Com 9 pontos de vantagem, faltando ainda duas provas. É uma situação inédita para os brasileiros.
Não tenho certeza, mas acho que já vi o Alex Barros liderar o Mundial, mas foi no início do campeonato, com 2 ou 3 provas, acho. Mas liderar depois de 20 provas, com a curva de desempenho que vem apresentando o Diogo, nunca, é inédito. Diogo vem em uma curva crescente, chegando sempre na frente do seu principal adversário, o espanhol Manuel Gonzales. E chegando com moral, andando muito.
Hoje, por exemplo, largou de décimo sexto e veio passando geral até a sexta posição, logo atrás do Manu, que não segurou a onda e caiu na frente dele. Diogo, ainda com o jeito de deixar para marcar suas voltas mais rápidas nos últimos instantes dos treinos, errou em sua tentativa, acabou o tempo e acabou largando lá detrás. Mas tinha mostrado ritmo para chegar onde chegou, brigando para correr entre o oitavo e o quinto. Fez o melhor que pode, chegando quinto com o estabaco do Manu.
Ele agora não precisa mais ganhar nada, tem que marcar o Manu, apenas isso. Marcar o Manu, que não pode vencer as duas restantes, pois marcaria 10 pontos e mesmo que o Diogo chegue em segundo nas duas provas, chegaria em segundo, perdendo por 1 ponto. Mas acho isso muito difícil de acontecer, Diogo está crescendo, foi confirmado no MotoGP ano que vem, está com muito mais moral, é o líder do campeonato, é calmo, é bem assessorado, é rápido, tem tudo para ser campeão mundial de Moto2 e depois aparecer no Fantástico, no Globo Repórter, no Domingão do Huck e até na Ana Maria Braga!!! kkkkkkkkk
A prova de hoje foi emocionante para nós brasileiros. Ver o Diogo crescendo volta a volta na prova, culminando para o momento em que o Manu caiu. Sensacional.
No MotoGP vimos uma Sprint dominada por Pecco Bagnaia, que correu como gosta. Após fazer a pole-position, o italiano largou bem, sumiu na ponta e venceu com aparente tranquilidade. Alex Marquez foi levemente importunado pelo Pedro Acosta, mas colocou o seu ritmo para um tranquilo segundo lugar e ser confirmado como vice-campeão do mundo. Incrível né? Dois irmãos chegando na ponta do Campeonato Mundial. No final da prova o Pedro Acosta foi jantado pelo Fermin Aldeguer, algo que sempre me agrada, mas o Fermim foi punido por andar com o pneu descalibrado e depois foi rebaixado para o sétimo lugar, deixando o terceiro para o Acosta.
Estas corridas sem o Marc Marquez, e sem o Martinator, não são a mesma coisa. Marc só ano que vem, por este ano acabou, o campeão não corre mais para curar bem curadinho o seu ombro.
Para o Grand Prix, Pecco Bagnaia ensaiou um repeteco da Sprint Race, largando bem, mas desta vez o Alex Marquez não deixou ele sumir, foi prá cima, ultrapassou-o e sumiu na ponta. Pecco foi ficando para trás até que o Pedro Acosta o ultrapassasse e logo depois abandonou, com um pneu traseiro furado. Pecco ainda por cima, não está com sorte em 2025. Com isso, perdeu novamente o terceiro lugar no campeonato para o Bezzechi, algo meio que imperdoável para as Ducati vermelhinhas.
Com o abandono do Pecco, Pedro Acosta faturou um segundo lugar para a KTM, com o Joan Mir, isso mesmo, o campeão Mir, levando a Honda RC213V para o pódium. Três marcas diferentes no pódium, isso é muito legal. A alegria no box da Honda foi de emocionar, parecia que tinham ganhado a corrida, mas é isso, Mir no pódium, andando o que andou hoje, é uma vitória para o HRC.
Felizmente acabaram as corridas na madrugada, e as duas que faltam serão no horário europeu. Com o resultado de hoje, a Gresini foi também declarada vencedora entre as equipes privadas. Na MotoGP está quase tudo resolvido, campeão, vice, equipes campeãs, Rookie of the Year… teremos corridas sem Marc Marquez apenas para nos certificarmos de como seria mais sem graça o campeonato sem ele na pista. Bom para os outros pilotos, pois sem ele, Fermin Aldeguer venceu, Raul Fernandez venceu…. só Pedro Acosta que não…
Até a próxima.






