Concordo… tá chato.

Pois é, o previsível aconteceu, era previsivel e esperado. Já vimos isso antes, quando a Honda Repsol criou o manto sagrado com Doohan, quando passou este manto para o Valentino Rossi e sua toda poderosa RC211V, quando o mesmo Rossi foi para a nova M1. Não criou um novo Manto porque a Yamaha mudou as cores e nome de equipe diversas vezes. E, finalmente quando a Honda Repsol criou o monstrinho Marc Marquez e começou uma nova temporada de ganhar tudo.

Pois é, este movimento é cíclico, e agora talvez o novo manto seja vermelho. Lembro disso para já ir calando a boca daqueles que querem falar bobagem e vão dizendo que não querem assistir mais e blá blá blá. Sempre foi assim, fica um pouco chato, realmente, mas os promotores do circo no MotoGP estão a cada dia mais marketeiros, mais profissionais e vão mexendo os seus pauzinhos para que estas eras não durem o tempo que já duraram. Sabem eles que a audiência precisa de grandes campeões, mas precisa também de disputas, de um nível de incertezas que seja capaz de prender a maior parte da audiência presa na frente da TV e indo aos autódromos. É isso que eles vendem, audiência.

Estão sempre mexendo nas regras, para reduzir grandes vantagens, para mexer nas fórmulas, sempre tentando nivelar as coisas, para que o pau coma nas pistas. É injusto com quem assume uma vantagem? Talvez, mas quem bota dinheiro nas marcas para correr é também o departamento de marketing e eles sabem que mais importante do que vencer fácil, é vender muito, e para isso acontecer, mais e mais gente tem que assistir as corridas.

O domínio da Ducati ainda não está extraordinário, se começou com Pecco Bagnaia vencendo a Yamaha de Fabio Quartararo, serão apenas 4 anos seguidos, se Marc Marquez vencer este ano. A MV Agusta venceu 17 anos (!) seguidos, de 1958 até 1974, a Honda venceu 6 vezes seguidas, de 1994 até 1999. A Yamaha tem algumas sequências de tri-campeonatos, mas nunca conseguiu enfileirar 4 em sequência. Hayden, Stoner e Lorenzo estragaram os anos dourados de Valentino Rossi, atrapalhando esta conquista.

Na corrida Sprint de sábado, Pecco largou bem da Pole, mas não teve forças para segurar a ponta nem uma volta, pois Marc Marquez tomou a ponta e lá ficou até precisar tirar a mão para esquentar os pneus. Domínio completo, pois deixou passar e no final repassou como, onde e do jeito que quis, para vencer sorrindo. Este conjunto Marc + GP25 atingiu a maturidade e agora é assim. Tipo fácil.

Foi bom ver a KTM andando melhor. Não gosto do Pedro Acosta, tenho implicância mesmo com tudo o que ele faz, mas não posso negar, nem eu nem ninguém, que ele é rápido, combativo e talentoso. O dia em que calar a boca, se concentrar e dedicar em melhorar o seu equipamento ao invés de ficar só reclamando de tudo, poderá atingir um nível de Fabio Quartararo, que é altíssimo. Chegar ao nível de Marquez, jamais. Foi ótimo para a KTM chegar em segundo e terceiro na Sprint, para motivar o novo CEO, que estava na pista.

Também curti muito ver La Bestia andando na ponta e ganhando medalha. Amigos estão brincando e dizendo que deram a moto do Mavecão para ele. Terceiro na Sprint e vinha provavelmente para um quarto no GP, mas aí empolgou-se estabacou-se lindamente quando crescia pra cima do Pedro Acosta em terceiro. Acho melhor cair em quarto depois de ultrapassar Quartararo e Pecco, do que chegar apagado em décimo terceiro.

Marco Bezzechi está tendo excelentes resultados com a RSGP25, posto que segundo é o “novo primeiro”, kkkkk, o melhor que se consegue fazer depois de Marc Marquez e GP25, que estão quase no estágio de hors concours. Fez um bom quarto lugar na sprint, e brilhou no GP. Como previsto antes do campeonato começar, a Aprilia firma-se como a melhor moto após a Ducati. The Martinator voltou relativamente bem. Sem ritmo, não caiu, não fez bobagens e evoluiu de um “ônzimo” na Sprint race para um excelente, nas circunstâncias, sétimo no GP. As Aprilias apresentaram-se bem, pois Raul Fernandez fez um incrível quinto no GP.

As Ducatis brilharam um pouco menos neste fim de semana. Tirando Marc Marquez, sempre tirando ele, Pecco teve um fim de semana miserável. Sétimo na Sprint e quarto no GP é inadimissível para a equipe. Deu sorte que Alex Marquez teve um fim de semana ainda pior, de modo que ele descontou pontos dele. Alex Marquez chegou em décimo sétimo na Sprint e levou um tombo no GP, quando no processo acertou advinhem quem? Sim, sempre ele, o ímã de porradas do MotoGP, o campeão Joan Mir… Meu Deus, é sempre ele levando traulitadas. As VR46 estavam desfalcadas do Franco Morbidelli e não sei bem porque, Diggia não andou nada.

Lamento informar que o tuga Miguel Oliveira está bem apagado, dificultando sua posição na Yamaha, pois com o anúncio do Toprak vindo para a Pramac, ele ou o Miller irão dançar, e Miguelito está bem pior do que o australiano. Não podem brilhar todos ao mesmo tempo e em um fim de semana onde a Aprilia e a KTM sobem de produção, alguém tem que se apagar, e como a Ducati recusa-se a sair da ribalta, Yamaha e Honda não tiveram boas apresentações. Não que tenham fracassado totalmente, Mir estava razoável, bem como Marini. El Diablo largou da primeira fila, Miller fez boas disputas, mas no final não alcançaram boas posições no final. Destaco a combatividade do Pol Espargaró, que ficou um tempão sem disputar corridas e chegou em nono tanto na Sprint Race como no GP. Top 10 nas duas, sensacional, dadas estas circustâncias.

Cansei de escrever e agora teremos as férias de verão deles lá. Marc vai com um caminhão de pontos na ponta, com sua moto a cada corrida mais acertada e imbatível, tá ficando chato. Pecco sai de férias ainda em terceiro no campeonato, mas a cada dia mais chateado e com tendências ruins, pois a moto irá ficar progressivamente mais longe do que ele precisa. Se eu fosse ele, estaria negociando minha saída do time. Alex Marquez vai ainda em segundo no campeonato, mas com tendência de queda, vendo a aproximação do Pecco. No mais os engenheiros irão ralar e não terão férias, que serão só para os pilotos. Os da Yamaha frenéticos na preparação da V4 ainda sem nome, pois Fabio Quartararo deu entrevista dizendo que ou vai ou racha.

Até depois das férias e esperem pelos comentários mais completos e mais cheio de dados do meu companheiro André Bertrand. Geralmente eu os publico na segunda feira.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.