O piloto da Repsol Honda conquista sua sexta vitória na temporada, com Gabriel Marcelli em terceiro em Tallinn.
Os pilotos da Repsol Honda HRC encerraram a temporada de 2025 do Campeonato Mundial de X-Trial com um ótimo resultado em Tallinn. Toni Bou, o campeão, chegou à Estônia buscando retornar às vitórias após terminar em quarto lugar no ano passado, e conquistou mais uma vitória. Gabriel Marcelli almejava sua primeira vitória e, embora estivesse na disputa, acabou conquistando o terceiro lugar.
Na primeira etapa, Bou mostrou que, apesar de já ter garantido o título, queria encerrar a temporada de 2025 com chave de ouro. Com uma volta quase perfeita, acumulando apenas quatro pontos de penalidade, ele avançou diretamente para a final ao lado de Jaime Busto e Marcelli. Para a Super Pole que definiria a ordem de largada da etapa final, o piloto de Piera estabeleceu um tempo imbatível, completando as três voltas em 38 segundos e garantindo a última posição nas seções.
Na etapa final, o piloto da Montesa Cota 4RT conquistou mais uma vitória com uma demonstração de determinação. Assim, ele encerrou a temporada com um total de seis vitórias em pistas cobertas em 2025.
A primeira volta de Marcelli teve um início forte, acumulando dois zeros consecutivos. Apesar de alguns erros lhe terem penalizado com 15 pontos, ele se classificou diretamente para a final, fechando o Top 3. Na Super Pole, ele cometeu dois erros que adicionaram 10 segundos extras à sua contagem, o que significa que ele largaria em segundo para as zonas finais.
Na última volta, o piloto da Repsol Honda HRC demonstrou mais uma vez seu talento excepcional e, após uma disputa acirrada com Jack Peace, Busto e Bou, garantiu o terceiro lugar. Com este resultado, Marcelli completa o Top 3 na classificação do Campeonato Mundial de X-Trial, repetindo o resultado da temporada passada.
Após a conclusão do Campeonato Mundial de X-Trial, ambos os pilotos agora estão focados em seu próximo desafio: o GP do Japão de Trial, que será realizado de 16 a 18 de maio.
Toni Bou 1
CAMPEONATO: 1º
“Estou muito feliz por vencer na Estônia. No ano passado, não consegui me classificar para a final, então estava realmente ansioso para conseguir este ótimo resultado. Fizemos uma corrida muito sólida e agora temos que aproveitar. No geral, esta temporada foi muito positiva. Conquistamos seis vitórias, e nosso pior resultado foi um segundo lugar, além de termos conquistado o título, então não podemos pedir mais. A equipe fez um trabalho incrível, como sempre, e quero agradecê-los por isso.”
Gabriel Marcelli 38
CAMPEONATO: 3º
“Não estou feliz hoje, porque não pilotei muito bem na primeira etapa. É verdade que melhorei na final, e vou levar isso do fim de semana. O mais positivo é que repetimos o resultado na final. Esse não era o objetivo, porque buscávamos um resultado melhor, então vamos corrigir os erros para dar o nosso melhor na próxima temporada. Quero agradecer a toda a equipe pelo ótimo trabalho deste ano.”
Takahisa Fujinami
Gerente de Equipe
“Estou muito orgulhoso de toda a equipe pelo trabalho realizado nesta temporada. Fechar o Campeonato Mundial de X-Trial com uma vitória para o Toni demonstra, mais uma vez, seu alto nível. No geral, foi um ótimo ano para ele e estou satisfeito com o trabalho que fizemos. O Gabri conquistou um pódio suado hoje e estou feliz com o resultado. Ele finalmente ficou em terceiro lugar na classificação geral. Esperávamos um pouco mais, mas estamos levando os pontos positivos e buscaremos melhorar esses resultados no próximo ano. Foi um 2025 muito bom no X-Trial e agora é hora de focar no Campeonato Mundial de TrialGP, que é o próximo desafio.”