E hoje de surpresa recebi a notícia de que o meu amigo Pedro Faus faleceu. Era um cara que eu respeitava muito, leitor do Motozoo, apaixonado por motos e que muito fez por nosso motociclismo.
Graças ao seu apoio Alex Barros foi para a Espanha iniciar a sua carreira de piloto internacional. Também graças a ele tivemos a revista Motosport, o Amparo Racing Team e depois a Equipe Hollywood de Motocross, onde brilharam Rodney Smith, Paraibinha, Negretti, Gene Fireball, Jordi Elias, entre outros. Andei na pista contra todos estes e me lembro especialmente bem do SuperCross na Apoteose, quando Jordi Elias venceu nas cores da Hollywood e eu dei um porradão no Fausto Macieira e fomos os dois para a ambulância.
Alex Barros e Pedro Faus
Pedro Faus investiu tempo, amor, trabalho e dinheiro no motociclismo, um muito de tudo, teve, ao meu ver, pouco reconhecimento do público, sendo uma personalidade apenas dentro do meio, que sempre foi um mundinho. Chamo-o de meu amigo mas na verdade encontrei apenas 2 vezes com ele pessoalmente durante todos estes anos, e trocávamos poucas mensagens por ano no Facebook, aniversários, e Feliz Natal, Ano Novo.
Faus e Jorge Negretti
Vejam aqui uma entrevista e bate papo longo que ele fez com o Fausto Macieira.
Amigo dos amigos, gente boa, tranquilo, não consegui descobrir a causa da morte, mas não me preocupo com isso. Primeiro porque sei que ele teve uma vida feliz, seu lema estava em seu Facebook – “Quero viver em Paz e ser feliz.”, e acredito que ele conseguiu. E segundo porque eu acredito que a morte não existe, o que há é uma transformação. Pedro transformou-se e foi encontrar o Paraibinha.
Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica.
Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos.
Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet.
Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais.
Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999.
Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje.
Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee.
É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br.
Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto