Abertura da Temporada, Qatar

Qatar 2011E finalmente recomeçou a temporada. Ao contrário da de 2010, que foi esquisitíssima, esta de 2011 está mais atraente.
2010 foi estranha porque o troca troca de pilotos começou cedo demais, e mesmo assim depois de muita indefinição. Rolou um deixa que eu deixo e no fim a Yamaha, Lorenzo, se beneficiou da indecisão dos outros. A Yamaha já vinha bem, aproveitou o embalo e o estabaco do Rossi para definir o campeonato.
A Ducati ficou esperando a definição com o Rossi e a Honda a de Stoner. Aliás, a Honda está tão boa agora justamente porque fez o que a Ducati fez em 2006.

A Honda usou a segunda metade de 2010 para começar a acertar a moto 2011. Está meses na frente dos outros. A Yamaha não podia se dar a este luxo pois estava disputando o campeonato e a Ducati só esperando Rossi.

E o que a Honda tem? Bem, ela conseguiu uma maneira de se manter potente sem acabar com o tanque de gasolina. Não sei se é mecânico ou eletrônico, mas o fato é que algum pequeno detalhe está permitindo um nível de tunning no 800 da Honda que a Yamaha não consegue chegar. Até conseguiria, mas aí o tanque não dá… A Ducati que desde o início sempre fio mais potente que as outras, continua potente, o problema da Ducati, segundo Rossi, é de curva.
Além disso, a Honda se apresentou com um cambio novo, que faz trocas de marcha virtualmente instantâneas.
Os técnicos gravam o som das motos para depois decupar e descobrir coisas sobre os motores. É incrível esta técnica. E através dela mediram que as Hondas estão trocando de marcha em 0.008, as Yamahas em 0.027 e as Ducatis em 0.042 segundos.
Mas mais do que o tempo economizado, um ganho melhor pode ser alcançado porque esta troca tão rápida não dá reflexos no chassi, o que melhora o desempenho até dos pneus.

A Honda foi a principal responsável pela idéia das motos de GP 800cc, e 2011 é a última chance de vencer um campeonato com elas. A Ducati venceu o primeiro e a Yamaha os outros 3.
Por isso a Honda vem com tudo, com Stoner e mais 3 motos oficiais.
Stoner está ótimo, é uma unanimidade no meio. É o mais rápido, é corajoso e com uma moto redonda como a Honda tem tudo para ser o campeão. Descobrimos agora que o Pedrosa, além de seus defeitos está também bichado e Dovizioso e Simoncelli são ainda futuro. Vão proteger o Stoner, e só.
Lorenzo surpreendeu e mostrou que é marrento e bom. A Yamaha precisa muito de mais potência, porém, Qatar é a maior reta do campeonato. Em pistas mais emboladas o conjunto da Yamaha ainda poderá fazer alguma graça. Quem decepcionou foi Ben Spies, rodou apagado na corrida.
Rossi, que não é mais garoto, tá cheio de problemas. Físicos, como o ombro ainda ruim, a moto muito diferente e até naquilo que ele adora, a guerra psicológica. Digo isso porque ele não pode botar muita culpa na moto, pois o Stoner pode a qualquer momento dizer que com ele a moto andava. Stoner ganhou mais corridas de 800 do que qualquer piloto, sendo 23 de Ducati e uma de Honda.
Até o Rossi ficar bom e se entender com a Ducati já era… no momento a única dúvida é saber se Lorenzo vai conseguir oferecer alguma resistência para o Stoner.

O resto é tudo coadjuvante. Diferente do SBK onde os coadjuvantes toda hora vão sassaricar lá na ponta, no MotoGP coadjuvante só anda lá atrás mesmo.

Abraços
Mário Barreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.