E esta farra eu perdi! Rolou neste lindo fim de semana mais uma prova de Classic Enduro no Rio de Janeiro. Eu acho um evento, uma categoria, uma iniciativa, um astral, uma necessidade, fundamentais para o bem estar mental dos motociclistas off-road.
Para ser Clássica, as regras impõem motos de até o ano 2000, se não me engano. Temos muitas motos que se enquadram nesta categoria em condições de uso por aqui. Temos muitos “coroas” ávidos por lembrar de seus tempos de glória e secos para acelerar suas clássicas. O Marcelo Medeiros tem anos que vem incentivando este tipo de evento e agora com o tarado do Rodrigo Aragão também apoiando, produzindo e fazendo acontecer, o resultado foi este, toneladas de diversão.
Fui convidado, até tenho uma clássica que seria homologada, a minha Agrale Elefantré 30.0, que está parada mas facilmente seria colocada em condição de uso (acho), mas o principal problema que me impediu de ir neste evento foi um calendário de outros eventos e a completa falta de equipamentos. Praticamente só tenho o capacete, pois a calça off-road não entra mais e se entra, não fecharia na barrigona. A minha bota Alpinestar se desfez em mil cacarecos de plástico, somando tudo, acabei não indo, mas me arrependo, pelas fotos que o Rodrigo me enviou, literalmente dezenas (vejam abaixo), a competição foi incrível e parece que contou também com o apoio da Castrol.
Fico über feliz de ver a Castrol se mexendo em nos ajudar em nossa paixão pelo motociclismo. Vou até trocar o óleo da próxima vez com GTX. Sou velho né, para motos agora a Castrol recomenda Castrol Actevo.
O evento foi dividido em 2 dias, sendo o primeiro, o sábado, destinado as voltas cronometradas, com cada piloto podendo fazer 5 passagens com qualquer equipamento, podendo inclusive trocar. E no domingo rolou uma trilha. Muito maneiro.
O local do evento foi Conrado que é o 3º Distrito do município de Miguel Pereira. Fazem parte deste distrito, além da povoação de Conrado propriamente dita, as localidades de Arcádia, Santa Branca, Mangueiras e Paes Leme. Localizado a cerca de 20 quilômetros da sede municipal e 95 quilômetros do Rio de Janeiro, o distrito tinha perto de 2 mil moradores em 2010. O distrito apresenta características rurais com muitos sítios, pastos e uma grande área verde. Cortado pelo caudaloso rio Santana, o distrito possui belas cachoeiras nas localidades de Santa Branca e Mangueiras, além de riachos e de uma fauna rica e bela. É o que diz a Wikipedia. Eu, quase sempre quando vou a Miguel Pereira, subo por Conrado e Arcádia e acho uma das estradas mais bonitas do Estado, é realmente linda a região. E o clima ajudou, fizeram dias lindos.
Então foi isso, todos felizes, nenhuma ocorrência, um sucesso completo, acho eu aqui de longe. Lamento não ter comparecido, foram me oferecidos motos e no final o Bernardo Brito, que também não foi, ofereceu até equipamento, mas vacilei. Parabéns para todos os participantes, para todos os vencedores, para todos os organizadores, vocês são responsáveis por manter o amor ao motociclismo vivo em nossos corações.















































































