Honda revela protótipo da V3R 900 E-Compressor no EICMA 2025

A Honda revelou no dia 4 de novembro o protótipo da V3R 900 E-Compressor, equipada com um motor V3 e compressor com controle eletrônico, no EICMA 2025 (Salão de Motocicletas de Milão.


Para concretizar a “alegria e a liberdade da mobilidade” e cumprir a Visão Honda 2030, os membros da equipe de desenvolvimento de motocicletas da Honda estão em constante diálogo para criar produtos atraentes que superem as expectativas dos clientes. A V3R 900 E-Compressor Prototype está sendo desenvolvida como um modelo de motocicleta que oferece um novo valor aos clientes com tecnologias originais e inéditas da Honda.

Sob o conceito de desenvolvimento “Montanha-russa sem trilhos”, a Honda busca criar um modelo caracterizado por duas qualidades contrastantes — “emoção garantida” e “tranquilidade reconfortante” — combinando suas tecnologias mais recentes com o conhecimento acumulado ao longo de sua longa história no desenvolvimento de motocicletas.

Um design de motor compacto e esguio foi buscado com a cilindrada de 900 cc, baseado no layout exato do motor V3 de 75 graus refrigerado a água, que a Honda apresentou no ano passado como um modelo conceitual no EICMA 2024. Equipado com o primeiro compressor eletrônico do mundo* para motocicletas, o motor oferece torque altamente responsivo mesmo em baixas rotações, controlando a compressão do ar de admissão independentemente da rotação do motor. Aproveitando essa característica, a Honda está empenhada em desenvolver um motor de 900 cc que alcance desempenho comparável ao de um motor de 1200 cc, contribuindo também para um excelente desempenho ambiental.

O protótipo V3R 900 E-Compressor apresenta carenagens laterais assimétricas, bem como um emblema no tanque com o novo design “Honda Flagship WING”, que está previsto para ser adotado sequencialmente pelos modelos de ponta a partir do próximo ano.

A Honda está desenvolvendo o protótipo V3R 900 E-Compressor como um modelo que representará um novo marco nos desafios contínuos da Honda e permitirá que os clientes experimentem a diversão e a emoção sem precedentes de pilotar e a alegria de possuir uma motocicleta. A Honda continuará o desenvolvimento para a produção em massa.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.