Honda HRC vence as 8 Horas de Suzuka pela quarta vez consecutiva, marcando a 31ª vitória da Honda na corrida.
Desempenho, estratégia, prontidão para enfrentar o inesperado e trabalho em equipe. Com tudo isso em mente, a equipe Honda HRC garantiu hoje sua quarta vitória consecutiva, a 31ª da Honda, em condições extremas.
No domingo, 3 de agosto, um grid de 55 equipes se alinhou para a terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIM de 2025, pronto para disputar a icônica 46ª edição da Corrida de Endurance de Estrada das 8 Horas de Suzuka (8 Horas de Suzuka), no lendário Circuito de Suzuka, com 5.821 km de extensão.
A corrida começou às 11h30 (horário local) sob condições extremamente quentes, com temperaturas que podem chegar a 37°C.
A Honda HRC largou da pole position com Takumi Takahashi. O piloto japonês fez uma largada forte, assumindo a liderança, mas a perdeu na primeira volta, ao ser ultrapassado pelo piloto #73 Yuki Kunii (SDG Team HARC-PRO. Honda). Takumi seguiu de perto o companheiro de equipe Honda, mantendo a diferença entre dois e seis décimos de segundo. Na volta 14, Takahashi ultrapassou Kunii e retomou a liderança da corrida.
De volta aos boxes no final de seu turno na volta 27, Takahashi entregou a Honda CBR1000RR-R SP ao companheiro de equipe Johann Zarco, que retornou à pista em primeiro lugar com uma vantagem de cerca de 13 segundos sobre o piloto #21 Andrea Locatelli (YAMAHA RACING TEAM) em segundo, e cerca de 18 segundos sobre o piloto #73 Keito Abe em terceiro.
Zarco controlou a vantagem antes de devolver a moto a Takahashi na volta 55, uma hora e 59 minutos de corrida. Takahashi também impulsionou com um ritmo forte, mantendo uma vantagem de cerca de 12 segundos sobre o segundo colocado. O terceiro pit stop da equipe Honda HRC, executado com perfeição na volta 83, viu Takumi entrar como o último dos líderes — uma estratégia que se provaria decisiva. Zarco assumiu a liderança logo no início da quarta hora, com uma vantagem de 29 segundos sobre o piloto nº 21, Katsuyuki Nakasuga.
Zarco aumentou gradualmente sua vantagem na frente, de modo que, quando trocou de posição novamente com seu companheiro de equipe na volta 111, na metade da corrida e quase exatamente na marca das quatro horas, a equipe Honda HRC continuou a controlar a liderança com uma vantagem de mais de 40 segundos sobre seu rival mais próximo, sempre a equipe nº 21.
Administrando o esforço físico do longo tempo em pista e das curtas pausas, Takahashi e Zarco completaram seu quinto e sexto turnos, respectivamente, com uma vantagem que oscilou entre 20 e 30 segundos. Mas mais emoção para a equipe Honda HRC estava por vir.
Depois de a maior parte da corrida ter ocorrido sem safety car, o sétimo turno trouxe duas interrupções. A primeira ocorreu logo após Takahashi retornar à pista na volta 139, ainda liderando à frente de Nakasuga. No entanto, isso não teve impacto na ordem de largada. Então, pouco antes de Takumi entrar no pit lane para a sétima e última parada da equipe, outro safety car foi acionado. Após uma troca de pneus e reabastecimento extremamente rápidos — com a equipe Honda HRC se destacando mais uma vez, realizando os pit stops mais rápidos desta edição — Zarco teve que esperar o safety car completar sua volta antes de retornar à pista, ficando atrás de Locatelli com uma vantagem de cerca de 15 segundos. Cerca de meia hora antes do final da corrida, no entanto, Zarco retomou a liderança após Locatelli parar para a última troca de motos de sua equipe.
Ao completar a volta 217, Zarco garantiu sua segunda vitória nas 8 Horas de Suzuka, a sétima de Takumi Takahashi — o piloto de maior sucesso na história do evento — e a 31ª da Honda HRC.
O gerente da equipe, Teruaki Matsubara, comentou: “É realmente fantástico, estamos muito felizes. Primeiramente, quero agradecer aos nossos dois pilotos, pois trabalharam muito duro e fizeram um trabalho verdadeiramente notável em condições extremas. Também sou muito grato a todos na equipe, que cuidaram tão bem dos pilotos — foi uma verdadeira demonstração de trabalho em equipe. Mais uma vez, nossos pit stops foram os mais rápidos e isso também fez uma grande diferença. Toda a nossa preparação valeu a pena hoje. Não foi fácil, mas no final, tudo deu certo. Foi uma experiência verdadeiramente agradável e gratificante.”
Takumi Takahashi 30
P. Takumi, como você descreveria a incrível conquista de hoje?
R. Com apenas nós dois correndo nessas condições climáticas extremas — algo que eu acho que nunca tinha experimentado antes — eu sabia que seria extremamente difícil, e realmente foi. No último turno, nossa condição física estava claramente desgastada, mas ambos nos esforçamos para dar tudo de nós até o final. No meu último turno, consegui fazer algumas voltas fortes, também na faixa de 2’06, mas, ciente da forte investida que vinha de trás, concentrei-me em manter o ritmo e trazer a moto de volta em segurança. Johann realmente deu tudo de si na parte final. Por isso, e por seu incrível esforço, sou verdadeiramente grato.
P. Você é o piloto com mais vitórias em Suzuka. Como se sente? Que tipo de emoções?
R. Bem, no ano passado eu já havia batido esse recorde, e agora, claro, estou feliz por ter conseguido mais uma vitória além dessa. Mas, honestamente, mais do que tudo, estou feliz pela forma como conquistamos esta vitória. É claro que tanto eu quanto Johann estamos extremamente cansados, mas chegamos à bandeira quadriculada sem problemas, e isso é o que mais importa. Acho que no final foi muito difícil para ele, mas pude ver o verdadeiro espírito de luta de um piloto de MotoGP, e foi ótimo testemunhar isso. Por fim, é claro, também quero agradecer muito a toda a equipe pelo incrível esforço e a todos os fãs pelo apoio constante.
Johann Zarco 30
P. Como foi sua segunda vitória consecutiva nas 8 Horas de Suzuka?
R. As 8 Horas de Suzuka são uma corrida que eu gosto muito, e estar na melhor moto, uma que é um prazer pilotar, é absolutamente fantástico. Ao mesmo tempo, hoje foi muito, muito difícil, em condições incrivelmente difíceis. Consegui manter o controle na pista, como esperava, mas a recuperação entre os turnos foi muito mais difícil do que eu imaginava. Então, na última hora, um safety car entrou e adicionou algumas voltas extras ao último turno do Takumi, o que me deu um pouco mais de tempo para me recuperar. Quando chegou a hora de sair, outro safety car entrou e me ajudou a recuperar o ritmo aos poucos, então, finalmente, tudo deu muito certo. Um grande agradecimento ao Takumi, que foi incrivelmente forte — em todos os turnos, independentemente do calor, ele não demonstrou fraqueza. Isso é uma grande vantagem para a equipe. Nosso plano também foi muito bom, e fazer apenas sete paradas fez a diferença.
P. No final, como foi completar aquele último turno noturno, com as arquibancadas lotadas e as luzes características de Suzuka por todos os lados?
R. Foi realmente lindo. No ano passado, o Takumi fez o último turno, mas desta vez seguimos o plano original, que era eu fazer. Foi ótimo, e quando a temperatura caiu um pouco, ficou mais fácil de pilotar na bike. E, claro, quando você tem uma vantagem para administrar — eu tinha cerca de trinta segundos na última meia hora — isso te dá um pouco de segurança. Até comecei a absorver todas as cores, e a arquibancada na reta estava realmente deslumbrante. Em outros trechos, a pista estava muito escura, e mesmo querendo ir mais rápido que 2’09, realmente não foi possível. Mas não havia necessidade de qualquer maneira, então eu simplesmente aproveitei pedalando até a linha de chegada.