Lançamento Ducati Diavel V4 RS em Lisboa

Recebi do meu amigo Mario Barreto a missão de trazer um pouco do motociclismo europeu — por enquanto, e especialmente o português — para os amigos e leitores do Motozoo.


Ontem, o também ducatista e membro do ForzaRio de longa data, Rafael Multedo, carioca como eu e agora também morador da região de Lisboa, fez um convite irrecusável: conhecer de perto a nova Diavel V4 RS, que teria sua première em terras lusitanas com café e pastéis de nata para clientes, logo pela manhã, na Ducati Lisboa.


O clima nos últimos dias não andava muito convidativo para passeios de moto. Além do frio — que por si só não chega a ser um impeditivo — temos enfrentado chuvas constantes. Combinamos então de checar o tempo logo cedo para decidir se iríamos de moto ou não. A boa surpresa foi que, apesar de algumas nuvens espalhadas, e a temperatura de 9ºC, o céu estava majoritariamente aberto. Decisão tomada: iríamos de moto.

Encontramo-nos em um posto de combustível perto de casa, já na estrada em direção a Lisboa. Aproveitei para abastecer, já que a luz da reserva acendeu assim que saí de casa. Trocamos rapidamente algumas impressões sobre nossas máquinas — eu com uma Aprilia Shiver 900, ele com uma CF Moto 450 MT — antes de seguirmos para a A5, uma espécie de Lagoa-Barra da região de Lisboa, ligando Cascais à capital. A estrada é larga, bem cuidada e sinalizada, com limite legal de 120 km/h, permitindo cruzar a região de ponta a ponta em poucos minutos.


Em cerca de 20 minutos chegamos à loja da Ducati. Algumas motos já estavam estacionadas em frente, embora muitos tenham preferido ir de carro, por cautela. A loja é ampla e muito completa, com diversas versões de toda a linha Ducati, incluindo verdadeiras raridades como uma Panigale V2 amarela e séries especiais como a Monster Senna, Desmosedici RR, Panigale V4 Lamborghini, Streetfighter V4 Lamborghini, Diavel V4 Bentley, Scrambler 10º Anniversario Rizoma Edition, entre outras. A área de acessórios é igualmente completa, assim como a de vestuário e equipamentos de proteção, com camisas, calças, moletons, luvas, capacetes, botas, mochilas e muitas outras opções para o ducatista raiz demonstrar seu amor pela marca gastando em euros.

Alguns minutos após nossa chegada, já com muitos clientes presentes, o diretor da loja convidou todos a se aproximarem da nova Diavel V4 RS, ainda coberta com um tecido, antes de revelar a nova série a todos. Além do grafismo exclusivo, a moto conta com ajustes mais esportivos, as sempre desejadas suspensões Öhlins, rodas forjadas e a carenagem no lugar do banco do passageiro — aqui chamado de pendura (ainda não entendi muito bem o porquê). Segundo o representante da marca, o sistema de largada permite que a moto atinja os 100 km/h em cerca de 2,5 segundos, desempenho próximo ao de motos da MotoGP, em uma máquina de rua. A Diavel nunca foi o modelo que mais me chamou atenção dentro da marca, mas esta versão, com a pintura e os componentes de alto nível, está simplesmente linda e chama muita atenção.


Infelizmente, por ser “filha única”, não haveria test ride disponível. Limitamo-nos a tirar algumas fotos e a circular pelo salão para conferir de perto as muitas outras motos igualmente interessantes expostas.
Hora de partir. Subimos novamente nas motos, agora no sentido Cascais. O céu já não estava tão aberto, mas ainda sem sinais claros de chuva. Pois bem… o destino resolveu nos presentear com uma bela e prolongada chuva no meio do caminho, que só deu trégua já perto da chegada, quando o sol voltou a aparecer timidamente entre as nuvens. O toró durou o suficiente para fazer sentir algumas gotas geladas escorrendo por baixo da camisa (e eu estava de jaqueta), além de encharcar luvas, calça e tênis.


Passeio curto, mas muito bacana. Além da oportunidade de visitar novamente a Ducati Lisboa e rever as amadas italianas, foi sobretudo um ótimo reencontro com o amigo Rafael, com quem espero em breve dividir novos passeios — e, quem sabe, novas matérias.


Até a próxima!

Paulo Garrido é um carioca, morando em Portugal. Vice-Presidente e Fundador do Motogrupo ForzaRio, motociclista experiente e adorador das motos italianas.

Deixe seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.