FIM MiniGP World Series

A FIM lança uma nova plataforma MiniGP,  “O Caminho para o MotoGP ™”, em parceria com a Dorna Sports

A FIM e a Dorna Sports têm o prazer de anunciar uma nova plataforma “O Caminho para o MotoGP ™”: a FIM MiniGP World Series. Unificando e padronizando as competições MiniGP de todo o mundo sob o mesmo guarda-chuva, a série visa criar uma plataforma igual para jovens pilotos em todo o mundo – e aumentar suas habilidades e oportunidades no caminho para o MotoGP ™.

O FIM MiniGP World Series compreenderá competições MiniGP organizadas por um ou mais FMNs ou CONUs em todo o mundo que se inscreverem para fazer parte da nova iniciativa, com cada competição na Série aderindo ao mesmo conjunto de regulamentos desportivos e técnicos, a fim de padronizar a competição. As Copas MiniGP ou competições que desejam ser incluídas como parte da nova Série – e assim ganhar o status Road to MotoGP ™ – podem ser de natureza nacional ou representar uma área geográfica maior a nível regional ou continental.

As corridas devem ser realizadas em circuitos de karting que cumpram os padrões mínimos estabelecidos pela FIM ou federação nacional em questão, que também decidirá sobre o comprimento mínimo do circuito. Os pilotos devem ter entre 10 e 14 anos, competindo em máquinas Ohvale GP-0 160 iguais. O único fornecedor oficial de pneus para todas as FIM MiniGP World Series será a Pirelli, com uma alocação de pneus padrão dada por evento. Um mínimo de quatro eventos compreendendo um mínimo de oito corridas devem ser incluídos no calendário, com um número mínimo de 15 pilotos permanentes em cada competição. O primeiro evento deve ocorrer até julho de 2021, e o evento final da temporada deve ser realizado até o dia 17 de outubro.

No final da temporada, os melhores competidores terão oportunidades incríveis. O campeão de todas as taças MiniGP nacionais, regionais ou continentais terá a oportunidade de participar numa Final Mundial, que terá lugar durante a semana que antecede o último evento de MotoGP ™ da temporada.

O vencedor da Final Mundial irá, dependendo da idade e localização / nacionalidade, garantir um lugar num dos programas Road To MotoGP ™ no próximo degrau da sua carreira. Os melhores pilotos de cada Copa MiniGP nacional, regional ou continental também terão – dependendo de sua idade e localização – acesso direto à seleção da Idemitsu Asia Talent Cup ou disponibilidade de entrada na Honda British Talent Cup, Northern Talent Cup ou Taça Europeia de Talentos.

Jorge Viegas, Presidente da FIM:

“A FIM MiniGP World Series é o primeiro passo para todos os jovens no seu caminho para realizar o seu sonho e alcançar o Campeonato do Mundo FIM de MotoGP! Este é o ponto de partida que faltava no ‘Caminho para o MotoGP ‘que vai permitir que todos os pilotos talentosos subam ao’ pódio ‘, com um orçamento extremamente baixo. Além disso, esta iniciativa da FIM / Dorna coloca as Federações Nacionais na vanguarda do sistema, porque cabe a elas organizar totalmente o nacional e escolher a dedo o melhor de cada país, que vai estar presente na Final Mundial de Valência. A Dorna e a FIM estão a trabalhar neste projecto há alguns anos, está a tornar-se realidade e gostaria de agradeça ao nosso Promotor e dê um incentivo adicional a todas as nossas federações afiliadas. “

Valerio da Lio, CEO da OHVALE:

“É um sonho tornado realidade! Estamos muito orgulhosos de fazer parte do projeto FIM MiniGP World Series. Este é um passo importante para o crescimento do motociclismo a nível internacional. Há muitos anos que a Ohvale tem vindo a criar bases sólidas para o crescimento de novos pilotos talentosos a nível internacional e, graças ao envolvimento da sua rede comercial e federações nacionais, a Ohvale difundiu uma nova filosofia para os jovens motociclistas: motos iguais para todos e motores selados, porque é o piloto que faz a diferença. Agradecemos à FIM e à Dorna por escolherem a OHVALE para o novo FIM MiniGP World Series. “

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports:

“O Caminho para o MotoGP é muito importante para nós e estou muito orgulhoso de ver mais uma iniciativa adicionada ao nosso portfólio de promoção de talentos, em parceria com a FIM. A FIM MiniGP World Series terá um papel importante papel na padronização da competição para jovens pilotos em todo o mundo, ajudando seu talento a brilhar em igualdade de condições e criando mais oportunidades do que nunca. Estamos muito satisfeitos em colaborar neste novo projeto e vê-lo se tornar realidade, e mal podemos esperar para ver o talento que emergirá da Série no futuro. A FIM MiniGP World Series é o trampolim perfeito para jovens pilotos que estão apenas começando seu caminho para o MotoGP e não só nos ajudará a descobrir o talento do MotoGP do futuro, mas também aumentar a amplitude da base de fãs do MotoGP e o número de jovens atletas que se dedicam ao motociclismo. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.