E a Honda teve um dia feliz na motovelocidade ontem, pois além de vencer o Grande Prêmio das Américas em Austin com Alex Rins e a LCR, venceu também a prestigiosa prova das 24 Horas de Le Mans com a equipe F.C.C. TSR Honda France, que nem era das mais favoritas.
É uma prova que me lembra sempre as performances incríveis de Tucano e Edmar Ferreira.
Esta foi a primeira etapa do Campeonato Mundial de Endurance FIM EWC 2023, e com esta vitória a Honda conquista a 14ª vitória no clássico de Le Mans. Esta equipe F.C.C. TSR Honda France tem agora três sucessos nas 24 Horas Motos, pois ganhou também em 2018 e 2020.
A Honda CBR 1000 RR-R foi pilotada por Josh Hook, Mike Di Meglio e Alan Techer assumiu a liderança na sétima hora e venceu com 3 voltas à frente da Yamaha da YART-Yamaha, que perdeu oito minutos na parte da manhã após a queda de Karel Hanika na curva Connexion.
A BMW Motorrad World Endurance Team chegou em terceiro.
A Honda Viltaïs Racing terminou em quarto lugar e foi a primeira na classificação entre as equipes independentes.
Em quinto lugar chegou a equipe ERC Endurance Ducati completa o top 5, lutando com problemas de embreagem durante toda a prova.
A Suzuki SERT, atual campeã e na luta pela terceira vitória consecutiva, saiu da disputa logo na primeira curva, quando Gregg Black caiu na chicane Dunlop.
A Yoshimura SERT Motul voltou para a prova em um ritmo louco, pensando não mais em ganhar, mas em marcar pontos para o campeonato mundial, e conseguiu ainda beliscar um sétimo lugar. Uma imensa recuperação.
Na categoria Superstock venceu a BMW M 1000 RR pilotada por Kenny Foray, Jan Buhn e Loïc Arbel, na frente da Yamaha da 3ART Best Of Bike e a da Honda No Limits.
Apenas duas motos se apresentaram na categoria Experimental, as Aprilia RSV4 da Aprilia Le Mans 2 Roues e da Metiss. A Aprilia cruzou a meta na 15ª posição.
As 24 Horas de Motos em Le Mans e as 8 Horas de Suzuka são dois dos principais eventos do Campeonato Mundial de Endurance FIM EWC.
O TOP 5 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL DA 46ª EDIÇÃO DAS 24 HORAS DE MOTOS de LE MANS:
1. Honda #1 F.C.C. TSR Honda France – Josh Hook / Mike Di Meglio / Alan Techer – 827 voltas
2. Yamaha #7 YART-Yamaha – Niccolò Canepa / Marvin Fritz / Karel Hanika – + 2 voltas
3. BMW #37 BMW Motorrad World Endurance Team – Markus Reiterberger / Illya Mykhalchyk / Jérémy Guarnoni – + 5 voltas
4. Honda #333 Honda Viltaïs Racing – Florian Alt / Steven Odendaal / Leandro Mercado – + 7 voltas
5. Ducati #6 ERC Endurance Ducati – Philipp Öttl / David Checa / Chaz Davies – + 7 voltas