Grid 2015

E chegamos na última!!!!

Galera,

O campeonato de MotoGP de 2015 começou com expectativas de que algo de novo acontecesse, para dar um gás na audiência. Não que 2014 fosse um ano ruim, mas as 10 vitórias seguidas do Marc Marquez e a sua superioridade em cima da Honda RCV não foram boas para o circo e espetáculo.

Algo de novo tinha que acontecer e algumas coisas surpreenderam.

Esperava-se uma nova e mais competitiva Ducati, esperava-se que a Honda voltasse forte, esperava-se um disputa incrível dentro da Yamaha, pois Lorenzo chegou em terceiro em 2014, depois do Rossi e isso não foi bom para ele, o piloto número 1 da Yamaha. Rossi aceitou ser o número 2 por voltar de cabeça baixa da Ducati, mas e agora, sendo vice campeão?

E as coisas começaram melhor do que o esperado… A Ducati estreou muito melhor, prometendo pau, Rossi venceu! Isso deixou as coisas mais estranhas na Yamaha, e o principal, a Honda RCV veio “ruim”, difícil.

O campeonato vai prá frente a até a sua metade deu prá ver que a Honda realmente veio pior do que a Yamaha, que Lorenzo começou lento, que a Ducati realmente melhorou. E o mais interessante é que o Rossi conseguiu manter a liderança do mundial até este ponto. Porque interessante? Porque dos pilotos da ponta ele é o mais lento consideravelmente. Com apenas uma pole e largando quase sempre da segunda fila pra trás, Rossi veio marcando pontos e se aproveitando das quedas do Marc e Lorenzo, uma consistência incrível que valia a liderança. A torcida do Rossi, nunca adormecida mas sem sonhar com títulos desde 2009, acordou e se animou. Algo muito justo até então, mas todos já sabiam que a disputa, se acontecesse, seria apenas entre Lorenzo e Rossi.

Mas aí veio a segunda parte do campeonato e a maior velocidade do Lorenzo marcou muitos pontos. Ganhou 5 seguidas, mostrou também uma sequência de pódiums muito boa e aconteceu o que todos já esperavam, uma disputa apertada com o Rossi. Mais ainda porque a Ducati não evoluiu, apesar do desempenho na Austrália, onde até a Suzuki andou bem.

Estavam todos, fans, imprensa, fabricantes, Dorna, eu, você, Lorenzo, Marc Marques, eu disse TODOS, preparados para uma possível vitória do Rossi no campeonato. Seria ótimo! Lógico que o Lorenzo iria trabalhar contra isso, mas até ele e a Yamaha estavam em paz com este tema, porque a liderança do Rossi era merecida. Lorenzo começou mal, caiu, é das corridas. A Dorna animada, todos felizes, mas Rossi estava tenso.

Tudo mudou em uma entrevista. Não se tem certeza da motivação do Rossi, mas ele de surpresa na coletiva de imprensa, inesperadamente, injustamente, sem qualquer evidência ou queixa para colocar na mesa, acusou duramente o Marc e Lorenzo, até Pedrosa, justamente os 3 pilotos mais rápidos do que ele na pista, de estarem unidos para prejudicá-lo. Inacreditável. Repercutiu, lógico. Ficaram putos  porque é uma completa invenção. Estávamos logo após a corrida de Phillip Island, onde Marc Marquez tirou 5 pontos do Lorenzo na última curva, e onde Iannone tirou pontos do Rossi tb na última volta. Estranhamente nenhuma palavra para o Iannone. Nenhuma queixa em corridas anteriores após o intervalo, nada, absolutamente nada que pudesse ser colocado na mesa e dizer “ó, tá vendo?”

E veio a corrida. Largaram e Rossi passou 3 voltas embolado com o Marc, fazendo sinais com a mão e com o pé, até que perdeu a cabeça, fez uma manobra inexplicável e inesperada e derrubou o Marc Marquez na frente de todo mundo. Porque não esperar mais um pouco e dividir uma curva malandramente, como sempre fez?

Porque Rossi, desde o meio do ano vem lutando contra um inimigo terrível! O zero ponto. Ele sabe que não tem velocidade para pegar o Lorenzo, nem o Marquez. Marquez está fora, pode cair, Lorenzo nunca liderou mesmo, se cair, mesmo sendo péssimo e o fim do campeonato para ele, tudo bem, ele vinha de trás e tentou. Mas Rossi não, eles está em busca do décimo título e a ocasião é imperdível, Rossi luta contra o 0 ponto e desta maneira fica até difícil de continuar afirmando que ele é mais lento… porque na verdade, ele não está dando tudo!

Ficou emocionante. A entrevista do Rossi pode ter sido uma jogada de marketing para inflamar as multidões? Pode. Meu amigo André Bertrand acha que foi mais uma jogada genial do Rossi, pois se perder será por conta do complô espanhol, e se ganhar, será campeão apesar do complô, ou seja, um campeão plus. Genial se for isso mesmo.

E assim chegamos na última corrida, onde tudo pode acontecer em termos de resultados. Vamos ver. Largar de último não é grandes coisa, pois em 3 voltas já estaria em décimo e dali prá frente já tá vendo… o inimigo é o zero ponto.

Muito interessante do ponto de vista sociológico tem sido observar a maneira com a qual os fãs do Rossi justificam e aceitam os lamentáveis eventos da corrida. Me faz entender e aceitar a vitória da Dilma Rouseff, do Nicolás Maduro na Venezuela, por exemplo. As pessoas quando torcem não querem saber, ver, ouvir. Gente que elogiava o Marc Marquez até semana passada, o Formiga Atômica, hoje em dia o chama de desprezível, mimado, perigoso, idiota. E tudo porque na corrida, com apenas 3 voltas ele cometeu pecados incríveis, ele irritou o Rossi! Segundo eles, não pode e isso dá totais direitos ao italiano de até chutar a moto do adversário. Vale tudo para que o Rossi seja o campeão.

Rossi ficou maior do que o MotoGP e até acho que se ele sair e fizer um campeonato onde ele corre contra os amigos de Urbino, vai dar mais audiência do que as corridas. Tem muita gente que só quer saber de gritar Rossi!!!!!!!

Não é assim. Não sou fã do Rossi, não sou fã do Marc Marquez. Rossi estava fazendo um campeonato incrível até perder a cabeça e fazer a burrice que fez. Não aceito, é errado, é bobo e feio. Esqueçamos as que considero caluniosas queixas dele e vamos apenas ficar no evento da pernada. Entendo que as pessoas gostem do Rossi, é normal, é a maioria. Mas não entendo as coisas que estas pessoas falam e as justificativas que dão para o que aconteceu. Não está no campo do real ou justo, é idolatria cega, e isso é muito perigoso.

Que venha a última corrida. Quem vencer é justo. Rossi fez melhor a primeira metade, Lorenzo a segunda. Desde que a Honda apresentou-se problemática, todos esperavam isso, aconteceria de qualquer maneira, com o Rossi tumultuando ou não. Só espero que não me matem até lá, e que esta tensão não estrague o campeonato.

Abraços

Mário Barreto.

 

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.