Honda PCX 150

Honda PCX 150
Honda PCX 150

Meu amigo Maurício acaba de comprar o novo scooter Honda PCX 150 e apareceu na Autokraft para exibir a belezura. Foi um sucesso.

Novidade sempre atrai os olhares e o PCX merece, ele é bem bonito com com o acabamento Honda, onde não se vêem parafusos e todas as partes se encaixam perfeitamente. Deve ser uma ciência difícil esta, pois este encaixe perfeito não é uma coisa que as outras fábricas podem se gabar toda hora.

Eu já conhecia o modelo, pois foi convidado pela Honda para a festa de fim de ano e apresentação de novos modelos (veja aqui: https://www.motozoo.com.br/new/index.php/novidades-honda-para-2013/).
Só que neste dia eu não pude andar com ele. E depois não fui convidado para o evento de teste. Então, só conhecia a técnica, e de olhar.

Ele é grandinho e técnicamente avançado, pois é um motor refrigerado a água, com boa potência (não lembro quanto, mas não é fraco), mas o ponto alto é o seu sistema que desliga o motor automáticamente se vc parar o scooter por mais de 3 segundos. Funciona muito bem!

A Honda não me convidou mas o Maurício sim, ofereceu o bichinho com apenas 200kms rodados para eu dar uma volta e conhecer. E neste dia eu também estava com a minha scooter Aprilia Leonardo, também de 150cc, de modo que a comparação seria imediata. Se bem que a minha tem milhares de kms rodados e está com um kit de 180cc. Mas, vamos lá!

Ao subir no PCX eu pude reparar que ele é baixinho, a frente dele é baixa, e é comprido. Ele também tem um túnel central alto, dividindo bem o scooter, de modo que a melhor maneira de subir nele é como em uma moto, jogando a perna por cima.
O painel é bem completo, o acabamento primoroso mas eu não gostei da grande peça cromada que suporta o guidon. O PCX tem ares de esportivo e prá mim isso não combina com cromadões.

Liguei e logo ao sair já reparei que ele é muito macio e suave, vibra muito pouco mesmo, e é silencioso. Acelerei pela Avenida das Américas e vi que ele anda menos que a minha Aprilia, parte porque ele está muito novinho (talvez), parte porque a minha é 180cc (talvez) e parte porque a Aprilia é bravinha, mas o fato é que na aceleração ele é mais lento um pouco, embora seja boa, e de final parece dar a mesma coisa, algo em torno dos 120 km/h.
Fiz exatamente 3 curvas com ele e suas rodas de 14 polegadas, e já deu prá ver que ele curva bem e neutro, mas não se aproxima das pilotagens de uma moto, ele se pilota como scooter mesmo. Os freios tem um sistema de frenagem combinada, onde o manete da esquerda freia a frente e a traseira ao mesmo tempo, e o da direita só o da frente. É bacana, mas o freio é calmo, não tem um ataque forte nos alicates para sacudir mesmo. Para ficar forte tem que tacar a mão cheia, sem esta de dois dedinhos.

Deixei para o final a característica mais interessante e inovadora, o sistema de desligamento automático. SENSACIONAL. Você pára em qualquer lugar, passou de 3 segundos ele desliga sozinho o motor, mas deixa o resto todo ligado e fica piscando uma lâmpada verde no painel, indicando que o sistema está acionado. Para sair basta acelerar, e ele já sai ligando. Ao desligar o motor o sistema posiciona o motor na melhor posição para ligar novamente, e ao acelerar, o sistema elétrico tem uma forcinha suficiente para colocar o scooter em movimento elétricamente, com o motor ligando ao mesmo tempo. Estou tentando dizer é que você não precisa esperar o motor ligar e depois andar, vc acelera e ele anda e liga ao mesmo tempo. É incrível, funciona muito bem. Mas deve exigir uma bateria muito boa e sempre bem carregada.

Resumindo, adorei. Não é à tôa que este PCX é um sucesso nos mercados onde ele está. Não tenho dúvida de que será aqui também. O preço é de 8.700 reais e tem fila de espera!

Obrigado Maurício por me deixar testar sua queridinha e agora vamos marcar uns rolés de scooter.

Abraços,
Mário Barreto

Um comentário em “Honda PCX 150”

  1. Lançaram uma moto com problema de amortecedor. Com apenas uma pessoa já bate no final toda hora. Com garupa então, fica quase impossível andar. NÃO RECOMENDO! Comprei no pré-lançamento! Minha recomendação é esperar fazerem o recall pra arrumar esse defeito, pra então, comprar.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.