Nova Honda PCX 150 2019 chega às revendas mais equipada e com novo design

Scooter recordista de vendas do mercado nacional chega em versão 2019 com importantes atualizações técnicas e estéticas.

Sucesso absoluto no Brasil e no mundo, a scooter Honda PCX 150 chega a sua 3ª geração com muitas novidades, mas preservando características como economia de combustível, facilidade de pilotagem e a praticidade das mais de 133.000 unidades comercializadas entre abril de 2013 e janeiro de 2018. Para a versão 2019, os destaques são a nova suspensão traseira, pneus mais largos, Smart Key e ABS. Painel digital e iluminação por LED complementam o design renovado.

Novo design, novas tecnologias

As novas linhas da PCX 150 preservaram a personalidade da scooter mas permitem identificar imediatamente o modelo como evolução do design anterior. Neste contexto se destaca o impactante grupo ótico dianteiro, cujas formas fazem par com a adoção da tecnologia de iluminação por LED e a presença do DRL – Daytime Running Light, ou luzes de rodagem diurna. A lanterna traseira, também iluminada por LED, combina elegância com modernidade.

Outra novidade das PCX 150 DLX e Sport 2019 é o Smart Key System de chave presencial, pelo qual basta portar o sensor para que o botão localizado à direita no escudo frontal libere a trava do guidão e ignição, assim como a tecla que opera a abertura do assento e da tampa do bocal de combustível situada no túnel central. Do lado oposto ao botão de trava/ignição está um prático porta-objetos com tampa, dotado da útil tomada 12V em seu interior, que é capaz de abrigar um smartphone e outros objetos.

Nas versões Sport e DLX, a PCX agora conta com a tecnologia de freio antitravamento ABS que atua evitando o bloqueio da roda dianteira ao acionar o manete de freio do lado direito. O freio traseiro, acionado pelo manete do lado esquerdo, recebe acionamento hidráulico do cáliper, com disco de dimensões adequadas para proporcionar frenagens mais precisas. Com a adoção do sistema ABS no freio dianteiro e a introdução do freio a disco na traseira, as PCX Sport e DLX passam a oferecer uma frenagem mais precisa e potente, que será particularmente apreciada pelos condutores mais experientes.

Na PCX 150, modelo de entrada, foi mantido o consagrado sistema de freios CBS (Combined Brake System), com disco na dianteira e tambor na traseira, desenvolvido para condutores novatos pela específica característica de um único comando, a manete da esquerda, frear ambas rodas, ficando o manete da direita exclusiva para o freio dianteiro.

O inédito painel de instrumentos, totalmente digital, é exemplo de integração entre estética apurada, funcionalidade e modernidade. A porção central oferece leitura clara e imediata do velocímetro digital, que ocupa a parte superior da ampla tela LCD – mais de 50% da área – enquanto na parte inferior estão posicionados o marcador do nível de combustível, computador de bordo, hodômetro e relógio. Duas áreas laterais servem de moldura à tela principal do painel e trazem as luzes-alerta e os indicadores das luzes de direção acionadas.

O assento da PCX 150 2019 também passou por alterações visando oferecer mais conforto para o condutor e passageiro, deixando a habitabilidade – uma das qualidades mais destacadas do modelo – inalterada. Outro destaque é a pequena distância do assento em relação ao solo – 761 mm –, que também foi preservada, mesmo com as modificações realizadas na suspensão traseira.

Já a capacidade do compartimento, destinado a abrigar um capacete integral e outros objetos sob o assento, cresceu em cerca de 1 litro, agora alcançando um total de 28 litros, a maior capacidade entre as scooter deste segmento. O amplo porta-capacete faz par com o grande tanque de combustível de 8 litros de capacidade, o que dá à PCX uma autonomia de mais de 380 km – segundo dados aferidos ao Instituto de Pesquisas Mauá, com consumo urbano médio de 47,5 km/l.

Ciclística evoluída: mais conforto e estabilidade

Atualizações importantes visaram a parte ciclística de todas as versões da Honda PCX 150. Com o intuito de melhorar ainda mais o funcionamento da suspensão traseira, o par de amortecedores tem nova calibragem da parte hidráulica e conta com três estágios de regulagem na tensão da mola, o que garante atuação mais progressiva. Outro fator associado à evolução do amortecimento foi a modificação dos pontos de ancoragem dos amortecedores ao chassi e balança de suspensão, o que resultou em um ângulo de funcionamento que privilegiou o conforto sem perda de eficiência ou do curso livre da suspensão traseira.

A PCX 150 2019 também traz uma importante alteração na dimensão dos pneus, agora mais largos tanto na dianteira como na traseira. As medidas passaram a ser 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira (anteriormente 90/90-14 e 100/90-14), complementada por rodas com novo design, mais robustas, agora com oito raios em substituição às rodas anteriores de cinco raios.

Com a chegada de pneus maiores, não foi só a resistência à eventuais impactos com imperfeições da pavimentação que melhorou: também a estabilidade se beneficiou da alteração nos pneus em razão da maior área de contato com o solo.

Moderno, o motor da PCX150 é dotado do sistema eSP (Enhanced Smart Power), que conta com um exclusivo dispositivo capaz de reduzir a rotação do motor automaticamente quando detectada aceleração constante em terreno plano. Nesta condição específica, o sistema de transmissão CVT atua como em modo “overdrive”, permitindo uma condição de funcionamento suave, econômica e que proporciona maior durabilidade do conjunto mecânico.

Disponível em três diferentes versões: PCX 150, PCX 150 DLX ABS e PCX 150 Sport ABS, todas compartilham o robusto motor de 149,3 cm3, monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), a gasolina, arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic). A potência máxima é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm.

Outro destaque da PCX é o sistema Idling Stop de desligamento automático do motor em situações cotidianas, como uma parada em semáforo, com partida automática imediata após acionamento do acelerador. A PCX 150 foi o veículo pioneiro na adoção deste importante dispositivo no Brasil, cuja função é economia de combustível e, consequentemente, preservação do meio ambiente através da redução de emissões.

A praticidade da scooter campeã de vendas do Brasil se revela também em pequenos detalhes, como o projeto da pequena alça posterior, na qual uma tampa plástica dá acesso a pontos de fixação para a eventual instalação de um suporte de baú traseiro, o que dispensa a instalação de estrutura de sustentação suplementar.

As scooter PCX 150 2019 chegarão aos 1.100 pontos de venda Honda espalhados por todo o Brasil em fevereiro de 2019. A PCX 150 de entrada será oferecida nas cores prata metálico e azul perolizado e terá preço público sugerido de R$ 11.620,00. A PCX 150 DLX será oferecida na sofisticada cor branco perolizado e com preço sugerido de R$ 12.990,00. A PCX 150 Sport será oferecida na cor prata metálico e preço de R$ 12.990,00. Todos os preços são base Estado de São Paulo. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem além de sete trocas de óleo gratuitas na rede de concessionárias Honda.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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