Teorias de Conspirações

Foto de Asphalt&Rubber

Pois é meus amigos, eu estou sempre procurando por conspirações e pelo oculto no MotoGP. Depois de tantos anos vendo, lendo e estudando estas corridas, não posso dar a bobeira de ser inocente, e acreditar que tudo ali é talento e homem contra homem.

É também, mas tem muita sacanagem. Isso não tira a graça, apenas muda a graça.O barato é ver tudo com o filtro “sacanagem” ligado e vendo como as coisas se encaixam. E o melhor, quando dá errado, ver como as coisas se arrumam.

O objetivo final das corridas é o de fazer um espetáculo que valha a pena ser assistido e principalmente vendido. Para isso é necessário que se reúnam pilotos, fábricas, equipes, organizadores e etc… Cada um com as suas necessidades e objetivos diferentes, mas no final o resultado tem que ser coerente.

Muitas acham que eu sou contra o Rossi, o que não é verdade. Acho o Rossi um piloto excepcional em tudo, mas descontando as vantagens e privilégios que ele fez por merecer e que zelosamente brigou para manter, vejo que ele é apenas um tiquinho melhor do que alguns. Não acho que técnicamente o Rossi seja melhor do que o Barros, por exemplo, ou Capirossi, Roberts Jr., Lorenzo, Stoner.

Mas Rossi soube agigantar-se como personalidade popular e isso importa muito. The Doctor. E por isso todas as engrenagens foram mexidas para que ele volte a ter um protagonismo que sustente a continuidade deste idolatrismo, audiência e faturamento.

Acho que por isso Stoner saiu, porque ficou puto com o volume de mexidas que o sistema estava fazendo para abrir na marra um lugar para o Bambino. Segundo li, Stoner fez uma reunião confidencial na equipe Honda Repsol e no dia seguinte tudo estava na imprensa espanhola e italiana, favorecendo o Rossi. Segundo o entendimento do Stoner, a sua própria equipe tinha gente trabalhando para o regresso do Rossi e isso foi inaceitável para ele. Como deve ser ruim também ganhar muito menos, mesmo tendo vencido muito mais do que o Rossi nos últimos 4 anos. Estava se desenhando uma possibilidade do Rossi voltar para a Honda ganhando uma fábula e não porque está melhor do que o Stoner e sim porque é mais palhaço para o circo. Isso foi demais para o Stoner, que preferiu ir prá casa.

Agora vamos analisar como estas mexidas resultaram no comportamento do campeonato…

As fábricas começaram o ano pensando em Lorenzo x Stoner. Até o meio do campeonato Lorenzo tinha vencido 5 e Stoner 4. Pedrosa nenhuma. Stoner anunciou a aposentadoria e Pedrosa começou a vencer. Me parece lógico que a moto boa foi para o Pedrosa imediatamente. E Stoner ainda caiu, talvez tentando andar com a moto pior o que ele andava com a “boa”.

O mesmo aconteceu com a dupla da Tech3. Call Crutchlow apesar de estar fazendo uma boa temporada, estava perdendo feio para o Dovi. Bastou Dovi anunciar que está na Ducati e imediatamente Crutchlow andou mais do que ele e fez um pódium. Coincidência tb?

Rossi vai se arrastar na Ducati até o fim do campeonato, pois não vão fazer mais nada para ele. Não tem sentido gastar tempo e dinheiro com isso. Rossi não está interessado, suas indicações de mudanças todas fracassaram, a Ducati não irá passar desenvolvimentos futuros e secretos para o futuro adversário. A Ducati está ferrada, pois Nick Hayden e Barberá ferrados não podem ajudar. Terão que esperar acabar o ano para ter a ajuda e opinião do Dovi, para quem a moto terá que ser preparada. Mas qual moto? O projeto original ou a pseudo-japa que o Rossi fez questão de estragar?

Pedrosa surpreendeu na última corrida, no belíssimo circuito de Brno. Lorenzo fez uma ultrapassagem alucinante, daquelas que desmoralizam o adversário, como Rossi fez com o Stoner em Laguna seca. Seria a consagração e Pedrosa estaria derrotado para sempre. Mas o tampinha não desanimou, continuou grudado e no vacilo do Lorenzo meteu do lado e partiu para o abraço. Foi lindo e Pedrosa mostrou muita confiança. Será que desta vez vai dar?

Acho muito difícil, a Yamaha está muito bem, Lorenzo também. A Honda não pode contar tanto com as equipes satélites e Pedrosa não pode contar nem com o companheiro de equipe Stoner para atrapalhar. Mas, vamos rezar para que o Pedrosa assuma e venha para ou pau, porque esta briga, o primeiro da Yamaha x primeiro da Honda, sempre foi a vera, e todo o resto existe para dar suporte para ela.

Por favor comentem o post, adoro ser contrariado.

Abraços

Mário Barreto

3 comentários em “Teorias de Conspirações”

  1. Não dá pra te contrariar… A realidade é dura, mas é a realidade. O cara tem que ser melhor dentro (um pouco melhor) e fora (muito melhor) das pistas, e o Rossi é exatamente assim. Na F1, Senna, Prost, Piquet, Mansell e, principalmente Schumacher foram assim. Hoje o que age assim de forma mais explícita é o Alonso. Não dá pra negar que o campeão vence na pista e nos bastidores…

  2. Amigo Mário, você está certo em quase tudo. Só discordo um pouco de como as peças foram “condicionadas” no tabuleiro. Acho que o Stoner ficou “queimado” com a DORNA, especificamente com o Sr. Carmelo Ezpeleta, primeiramente pela criação das CRTs, que na verdade são motos de SBK devidamente “envenenadas”, e tanto Stoner quanto Pedrosa foram radicalmente contra a criação desta sub-categoria. Mas a gota d´água foi a negociação Rossi/yamaha, que foi intermediada pela DORNA, para que o Rossi voltasse a uma equipe de ponta. Com a crise mundial e a escassez de patrocinadores, somados a saídas das fábricas do MOTO GP, kawasaki e suzuki, a DORNA se encontra em situação periclitante. As fábricas remanescentes (honda, yamaha e ducati) tem em suas equipes oficiais as motos competitivas, e as que durante a temporada vão sofrendo desenvolvimentos. As equipes satélites, que compram motos das fábricas tem que pagar verdadeiras fortunas para ter uma moto não competitiva, dizem os boxes que hoje uma honda custa a bagatela de 5,5 milhões de euros/ano. E mesmo comprando a moto, como exemplo cito a GRESINI, ainda sim andam somente de 5º para trás. Não há hoje viabilidade econômica para equipes adrentarem no MOTO GP. Por isso o sucesso estrondoso da MOTO 2 e MOTO 3. O que fazer então? Como paleativo, a DORNA se meteu na negociação das equipes e deu um empurrão para o Rossi voltar para a YAMAHA oficial. E por que? Porque o Rossi é a maior arma de marketing do MOTO GP, sua imagem de campeão é reconhecida em todos os cantos do mundo, e tanto a FIM como a DORNA estão precisando de novos patrocinadores. Por isso o Rossi foi resgatado da DUCATI, de volta para a YAMAHA. Acho que o Stoner se sentiu desprestigiado como piloto, afinal esportivamente falando, foi ele que sentou na DUCATI qe ganhou o único título da fábrica, andou na frente, deu show. Foi para a HONDA e levantou caneco também, dando show. Contudo a preocupação do dono do evento não é e nunca foi com o Stoner, mas sim com o Bambino, e isso deve ter sido demais para o Stoner. Como é que um cara como o Stoner pode aceitar que ele sendo o campeão inconteste, andando na frente em todas as motos que sentou, pode ganhar um salário 10 vezes menor que o Rossi? Para cada 10 corridas do Stoner na HONDA, andando sempre entre os 3 primeiros, disputando o título cabeça a cabeça com o Lorenzo, o Rossi tem a sua remuneração em apenas UMA CORRIDA chegando em nono na DUCATI? E ainda com todo o staff da DORNA E FIM trabalhando em prol da carreira do Rossi? Aí o cara “explodiu”……. Quanto ao Pedrosa, também acho que a HONDA, assim como YAMAHA tem AQUELA moto. A moto acertada foi para a mão do Pedrosa agora, aí deu no que deu. Pedrosa e Lorenzo abriram uma reta do inglês. Idem para o Dovi, que como assinou com a DUCATI, daqui em diante vai andar de YAMAHA 3 cilindros…… E assim caminha a humanidade…….

    1. I think the difference beetwen Lorenzo, on one hand, and Pedrosa and Stoner on the other is that Pedrosa and Stoner don’t have the battle that Rossi does. They are both very fast when properly set up but they aren’t great battlers. Look at Laguna last year, it was a great battle but it was mostly Rossi doing the actual battling. Lorenzo, on the other hand, is Rossi’s equal in a battle. He’s almost his equal in charisma. I totally agree that he will skate once Rossi retires. Until then, it is going to be great viewing. I am happy they at least seem amiable because I really like them both.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *