DESMO RULES! MotoGP 6 – Mugello

Galera, que corridassa!!! Especialmente para quem, como eu, se amarra nas italianas. No MotoGP estamos falando apenas de Ducati por enquanto, pois a Aprilia ainda está em desenvolvimento. A RS-GP vem, mas não ainda. Hoje queimou largada e abandonou. Uma pena.

MAS isso foi pinto, nota de rodapé, para a atuação da Ducati Corse em Mugello. Dois no pódium, 5 entre os top 10!

E não foi só isso, as Desmosedici GP17 e até a GP16 surraram todas as outras motos no retão, andaram muito mais, papo de 354 km/h, 14 a mais do que a Yamaha. Fizeram freadas dificílimas e animais (reboladas antológicas de Dovi e Petrux em super slow motion na TV), não esbodegaram tudo nas curvas. Venceram.

Petrux foi maricas de não brigar com o Maverick, nitidamente preferiu segurar um ótimo pódium. Só espero que os deuses das corridas não fiquem mais putos com ele por conta disso. Porque mais putos? Porque já estavam um bocado com aquela palhaçada dele sair da frente para o Rossi na última corrida do campeonato de 2015.

Petrux em ação
Petrux em ação

Dovi é o nosso Nicky Hayden. Gente boa e adorado por todos no paddock. Herdeiro e guardador do nosso numeral 4, que pertenceu ao nosso Alex Barros por anos, Dovi trabalha duro e lealmente para  todas as equipes que tiveram a sorte de tê-lo como piloto. Prá quem não acompanha há muito tempo as corridas, Dovi foi campeão do mundo na  extinta 125cc, duas vezes vice-campeão na 250cc, mas sempre entrando meio como “underdog”, está acostumado a roer osso. Tem tempo que os dados de telemetria contam tudo sobre a velocidade e capacidade dos pilotos, e os dados de Dovi são bons, são ótimos.

A Ducati foi muito criticada por alguns, ao escolher ele e não o cai cai do Ianonne para ser segundo do Lorenzo. Eu sempre apoiei a escolha  da Ducati e taí, Dovi vencendo mais uma. Vencerá mais. E Lorenzo também vai vencer a dele.

Eu, por enquanto, não acho que o Jorge Lorenzo tenha que se defender de nada. 5 vezes campeão do mundo, sendo 3 no MotoGP disputando com Rossi, MM e outros. Lorenzo não precisa mais provar que é um piloto excepcional. A Ducati é que tem falhado em entregar para ele uma moto que faça conjunto, como falhou com todos depois de Casey Stoner. Hoje ele deu um  largadasso, disputou na raça uma curva com o Rossi, liderou por 3 curvas, mas o conjunto não tinha tempo de prova para andar na ponta. Ao longo de 23 voltas isso se refletiu em sua classificação.  Se ambos tiverem paciência, a paciência e tempo que o Dovi, por exemplo, está tendo (são 5 anos de Ducati), o resultado virá. E se não vir, a culpa será da Ducati e não dele.

Como a culpa não foi da pilotagem do Rossi ao não se dar bem na Ducati. Eu critico a passagem do Rossi pela Ducati não por suas capacidades como piloto, mas pela arrogância que ele e Burguess levaram ao chegar, e as atitudes que tiveram, que mais atrapalharam do que ajudaram a equipe na época. Eles deram um nó na Ducati Corse, que teve que dar um reboot total.

Mais para trás vemos uma Yamaha boa pacas, é a moto do momento. Maverick é um piloto incrível. Rossi correu machucado, ameaçou até não correr, sabe-se lá que supositórios tomou para aguentar a corrida e chegar em quarto, andando o que andou, pode ser considerado um ótimo resultado. Valentino Rossi é muito bom de cabeça, de superar problemas.

Valentino homenageia Nick Hayden também. Grande campeão!
Valentino homenageia Nick Hayden também. Grande campeão! Foto Crash.net

Alvaro Bautista é outro piloto incrível, deu couro no Marquez com uma moto do ano passado, tá de ótimo tamanho. Um dia péssimo para a Honda, que mesmo com um monstrinho do quilate de Marc Marquez, não foi capaz de virar rápido na pista. E o grande final foi o Pedrosa fazer cagada e tirar logo duas Honda Factory da pista na última volta. Um dia para a Honda esquecer.

No parc fermé a italianada toda chorando. Claudio Domenicali (CEO da Ducati) chorando, Dovi chorando, Petrux chorando, mecânicos chorando. Tardozzi não, Tardozzi é durão.

Maneiro a equipe do SportTV ir para as etapas, eles merecem muito, mas a transmissão não foi boa. A direção de imagens muito ruim, os inserts exclusivos do SportTV em péssima qualidade e achei tanto o Fausto como o Guto mais cansados.

Semana que vem volta tudo ao normal em Barcelona. Os espanhóis e a Honda vão vir com sangue nos olhos para massacrar, podem esperar. Vamos curtir aí esta grande exibição da Ducati esta semana só, por enquanto.

Parabéns Andrea Dovizioso e toda a Ducati Corse, meu coração e o de todos os ducatistas está em festa. Você merece muito, e correu com o 69 de Nick Hayden na moto. Ajudou.

Abraços para todos
Mário Barreto.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.