IMG_0494

Fast Training com Leandro Mello

Nosso amigo e piloto Ricardo Azevedo, ducatista, participou do Fast Training que aconteceu durante com Salão Duas Rodas. O Leandro Mello é um cara super bacana, acessível, excelente piloto. Nunca fiz o seu curso e por isso pedi ao Ricardo que nos contasse como foi a sua experiência. Segue abaixo o seu relato:

“Recebi por intermédio do nosso grupo ForzaRio o convite para o curso. A princípio, fiquei em dúvidas se valeria a pena ou não, afinal, o espaço era limitado e o dia prometia ser muito quente. Mesmo assim eu acabei me inscrevendo. O processo de inscrição foi prático e on-line. No dia seguinte recebi a confirmação por e-mail com a programação. Senti falta da informação de qual portão seria o acesso e a quem procurar, então entrei em contato com a organização que prontamente me respondeu e informou que estava acertando com a administração do Rio Centro para disparar para os participantes.

O horário marcado para início do curso era 9:00AM com termino as 14:00. Todas as regras de segurança foram claramente expostas e as motos a serem usadas eram as nossas próprias motos.

Ricardo no Portão
Ricardo no Portão

Cheguei no portão por volta de 8:00 AM. Sorte minha, pois a administração do Rio Centro mudou o portão de acesso, dificultando um pouco a nossa localização, mas nada que tomasse muito tempo. Logo que entrei, observei que havia uma ambulância no local do curso com pessoal médico de prontidão para alguma emergência.

Aproveitei ter chegado cedo para conversar um pouco com o Piloto Leandro Mello. Conversa bastante amistosa e simpática. Ele já foi logo falando que a minha moto era muito braba e muito boa de pilotar, e que ele gosta muito das Ducatis. Aproveitei para tirar algumas fotos e me ambientar com os demais instrutores, que me disseram que após o nosso curso, eles ainda teriam que fazer o Test Ride da Yamaha que também estava sendo organizado por eles.

Leandro e Ricardo
Leandro e Ricardo

Aos poucos os demais participantes foram chegando. Cada um com a sua moto. Havia uma boa variedade de cilindradas e modelos. Esportivas, Nakeds, Multistradas e urbanas de todos os tipos. Além das Yamahas (MT-03, MT-07 e MT-09) que estavam preparadas para o Test Ride e que poderíamos utilizar durante o curso.

Por volta de 9:15, após todas as apresentações e orientações, o curso foi iniciado. Algumas orientações técnicas e observações sobre o circuito e suas limitações, outras sobre técnicas de pilotagem, curvas, frenagem e etc. O Leandro Mello dividiu o nosso grupo em 3 menores grupos de 4 motos cada um e saímos para uma bateria prática no circuito, acompanhados de 2 instrutores, os quais devíamos seguir para que copiássemos as suas posturas e os pontos de curva e frenagem. Enquanto um grupo estava na pista andando, os outros 2 ficavam tirando dúvidas e observando os estavam andando.

Enquanto eu andava no circuito e colocava em prática as instruções recebidas, fui percebendo que pequenas mudanças na postura, principalmente nas curvas, tornavam a condução muito mais agradável e divertida.

Por volta de 13hs e algumas baterias, o calor já estava desgastando bastante os participantes e alguns já estavam começando a abusar da velocidade. Então a organização encerrou as baterias e voltamos às cadeiras para receber as ultimas instruções, apresentar as dúvidas pessoais e receber algumas dicas de manutenção da moto, como tempo de troca de óleo, pneus e etc.

De uma forma geral, achei que valeu muito a pena para mim este curso. Embora, não tenham fornecido diploma ou certificado, o conhecimento adquirido foi bem interessante. Como utilizo minha moto no dia a dia, pude perceber que pequenos ajustes de postura melhoraram bastante a minha condução.

IMG_0476

Os organizadores nos enviaram o calendário de cursos que eles realizam, maioria em SP, e sugeriram nos juntarmos para contratar um caminhão e levarmos nossas motos para SP que eles nos apoiam e nos oferecem descontos para viabilizar.

Lamentavelmente, não temos mais autódromo no RJ, mas sinceramente fiquei com vontade de fazer o próximo curso deles. Eles são organizados, prestativos e bastante camaradas.

Abraço,
Ricardo G. Azevedo”

O Ricardo fez uma firula dizendo que não escreve bem e blá blá blá, mas o texto ficou ótimo e temos aqui uma boa imagem do que foi o fast training. Muito bom Ricardo, parabéns. Escreva mais para o Motozoo®, não pagamos salário, mas colunista escolhe as mais magrinhas. E depois escreva outro contando como foi o contato com a MT-09.

Curtam o link com todas as fotos e alguns vídeos clicando aqui:

Abraços
Mário Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *