Aragon!

Foi boa a corrida não foi? Marc Marquez treinou muito bem, a Honda melhora em cada oportunidade. E, como ele mesmo falou, mesmo estando com tantos pontos na frente, era muito importante quebrar a sequencia de “descontos” que Rossi vinha dando nesta vantagem. Primeiro para a sua própria confiança, pois este negócio de Marc paz & amor tem limites, segundo para quebrar a confiança do Rossi. Marc não quer ficar marcado por ganhar uma temporada em que ele “ganhou por administrar pontos”. Ele tem todas as qualidades para ser campeão por mérito próprio e ganhar em casa, em uma pista que ele teve um ótimo ritmo de corrida, foi muito bom.

Começou a corrida meio afobado e teve até que pedir desculpas ao Lorenzo. Eu achei que ele mandou o Lorenzo repassar, mas o Lorenzo não foi ou entendeu. Depois quase caiu em uma mini saída de frente, perdeu posições, botou a cabeça no lugar e depois veio papando todo mundo com calma.  Maverick Viñales fez um corridasso enquanto a moto teve consistência, bem como o seu colega Espargaró. A Suzuki é outra que melhora a cada prova e provavelmente já passou a Ducati em consistência.

As Yamaha’s andaram bem, em sua briga particular. Rossi parece que gastou mais o equipamento no início, ao tentar ditar o ritmo da prova. Lorenzo se aproveitou disso e parece que tinha uma moto mais inteira no final. Um grande resultado para o Lorenzo, um péssimo resultado para o Rossi. O Doutor está indo muito bem, agressivo, técnico. Só que a concorrência não é moleza. Vamos para mais um ano sem título, pois este ano só um desastre tira o título do Marc Marquez.

As Ducati’s foram muito mal… Problemas de pneu, que também deixaram o Pedrosa puto da vida, fizeram com que a moto apresentasse uma vibração na frente, no final da prova, e foram ultrapassados pelas duas Aprilia’s! Nossa, isso é demais para mim. As Desmosedici’s continuam muito inconstantes e não consegui ainda identificar o porque disso. Quando funcionam bem parecem ter um incrível potencial, mas quando algo dá errado elas desabam. Lorenzo deve estar preocupado com isso.

Como disse, a corrida foi boa de ver, com emoção. A pista é bacana e as imagens de TV sensacionais, a cada dia melhores. Já a narração eu tenho críticas, parece que a viagem para a Europa não fez bem. Os comentários estão bacanas, no mesmo nível que tem se mantido tem tempo.  Vamos para a Ásia e o que temos agora é que esperar quem vai chegar na frente na Yamaha, Rossi ou Lorenzo, se Dovi finalmente ganha uma este ano, se Stoner aceita correr em Philip Island. A foto é do site Asphalt&Rubber.

Abraços

Mário Barreto.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Um comentário em “Aragon!”

  1. Tenho uma péssima notícia para os fãs do Rossi: a menos que aconteça algum evento extra-pista o décimo título nunca vai acontecer.

    A corrida de Aragon mostrou o nível de maturidade do Marquez, que veio com um capacete com o botão ON-OFF: era dia de ganhar o GP. Foi, viu e venceu. As enormes burradas que fez em 2015 (e não tem nada a ver com a teoria de conspiração dele atrapalhar o Rossi) foram uma lição que chegaram em boa hora pro moleque que foi campeão 3 anos seguidos (Moto 2, MotoGP ainda rookie e o bi com 10 vitórias nas 10 primeiras provas do campeonato) e achava que podia tudo; que tinha que ir com muita sede ao pote. Caiu 4 vezes quando estava em 2°: 80 pontos jogados fora! Se a Honda colaborar, ele vai repetir a trajetória do meu piloto favorito: Mick Doohan. Mostrou muita maturidade na conferência pós-prova, dizendo que vai correr pra chegar no Japão e na Malásia e não caiu nas provocações dos repórteres.

    Lorenzo ficou mais feliz com este 2° lugar do que com as 3 vitórias que obteve no ano. Se não derem uma XJ pra ele, vai fazer de tudo pra chatear o Rossi (e as enfermeiras dirão que ele estará retribuindo o favor do MMulek). No mais, Pedrosa e Dovi acabaram a prova com o pneu dianteiro faltando pedaços. Problema da Michelin ou abuso do pilotos? A ver.
    Pixotada do Petrucci derrubando o colega de equipe. O italiano é rápido, mas perdi o respeito por ele em Valencia 2015. Duas Aprilias no Top10 pela 2° corrida seguida, mas não acho que estejam andando mais: a concorrência é que deu mole. Hayden faturou um pontinho e queria uma segunda bateria pra fazer mais! 🙂

    Vamos falar de 2017? Viñales vai enlouquecer o Doutor. Ele anda mais que a Suzuki e o Aleix Esparagaró virou um fantasma choramingando pelo paddock.
    Lorenzo terá uma vitória no bolso no ano que vem; na Áustria, a pista que tem o menor número de curvas no campeonato, mas vai incomodar mais do que os Andrea. Iannone é rápido mas não tem cabeça. Dovi é mais cerebral, mas faz o estilo Barrichello: é rápido mas não tem a gana necessária pra tirar aqueles 110% da moto que só os fora-de-série conseguem.
    Acho que a Suzuki terá um ano pior do que este, porque não gosto da dupla de pilotos rápidos e descerebrados que escolheu. Aprilia também me surpreendeu ao trocar os dois pilotos de uma vez… achei um movimento ruim. E não vou me assustar se a KTM andar na frente da Aprilia: respeito muito o povo de laranja.
    Moto 3 tem um campeão não europeu pela primeira vez desde 1998. O Brad Binder é bom, mas a transição para a Moto2 nem sempre é fácil. Aliás esse é o campeonato mais apertado do ano: 1 pontinho entre Zarco e Rins. Zarco correu com problemas gástricos e chegou 2 posições atrás do espanhol. Ainda aposto no francês, que ganhou Japão e Malásia ano passado. Até acredito que a Tech3 Yamaha terá chance de algum sucesso com ele, em 2017.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.