Foto Crash.net

MotoGP Argentina 2016

Todo ano dá esta dor de ter uma corrida na Argentina e não ter aqui no Brasil. Triste não é? Ainda não fui até Rio Hondo conhecer a pista, dizem que é linda, mas é longe prá caramba. É no meio do nada. Até pensei em ir de moto, uma viagem incrível, mas não consegui. Ano que vem vou, prometo.

É uma pista rápida, dizem que no estilo de Philip Island, mas que tem um problema… como é longe e não tem corridas para ficarem usando o piso, ele é ao mesmo tempo sem grip e áspero, o que trouxe problemas para os novos pneus Michelin. Em um mico daqueles, a Michelin mandou todos pararem para trocar de pneus no meio da prova, por segurança. Acho isso uma coisa horrível em corridas de motovelocidade, estraga a prova. Fica parecendo a idiotice da F1.

Vimos que o Rossi estava pertinho do Marc Marquez na primeira metade e ao sair dos boxes separaram-se mais de 3 segundos na primeira volta. Não acho isso justo.

Marc Marquez teve um ótimo fim de semana. Treinou bem, foi pole position e mesmo largando mal, foi tocado pela vaca brava do Iannone, recuperou-se e venceu com folgas. Dizem que a Honda se sobressai quando as condições de pista não são tão boas. A Honda não consegue aproveitar o grip da pista como a Yamaha, faz curvas mais no estilo de frear com força virar quadrado e dar a mão. As Yamahas penduram na borda do pneu e quando falta isso, elas sofrem mais. Corridasso do Marc e o pódium cagada do Pedrosa. E porque o Pedrosa não anda igual? Porque a pilotagem do Pedrosa é mais fina, ele não consegue fazer as curvas mais quadradas como o Marc consegue.

Lorenzo não conseguiu se impor nos treinos, largou de terceiro e largou muito bem, como de costume. Porém, algo nele ou na moto não estavam bem e ele foi perdendo posições até cair. Claro que o Carl Crutchlow caiu primeiro… inacreditável como ainda dão motos para o Carl andar, ele quebra todas.

Maverick Viñales vinha bem com a Suzuki, mas passou em cima de uma poça preta que derrubou muita gente em todas as provas. Um mico o papel da Michelin nesta corrida. O pneu dianteiro sem nenhum feedback, pois todos caíram igualzinho e no mesmo lugar.

Rossi, o vencedor do ano passado, classificou muito bem em segundo e vinha fazendo uma prova excepcional até a maldita parada, quando perdeu ritmo e ficou longe do Marc. Estava vindo para um ótimo segundo lugar quando as Ducati’s apareceram babando e faltando duas voltas as duas o ultrapassaram, com Dovi fazendo um mergulho magistral e passando Iannone e Rossi de uma vez só.

Está muito difícil passar a Ducati quando tem retas e se está só um pouquinho melhor de curvas. Rossi, mesmo com uma moto menos competente do que na primeira metade, estava encostando no que seria o miolo, mas basta acabar as curvas que as Ducati’s se esticam rápido.

Aí, aconteceu o lance mais incrível da corrida, que foi o Iannone, The Maniac, The Crazy Joe, de forma atabalhoada e imbecil varrer o Dovi para fora da pista na última curva da prova, entregando um pódium com duas Ducati’s para as Hondas. Uma estupidez que quase aconteceu no Qatar e que aconteceu hoje em Rio Hondo.

É o que acontece quando a equipe está com o pulso fraco, tomada de incertezas e fofocas, e não define quem é o primeiro piloto. Sempre acontece isso. Alguns vão lembrar do Pedrosa fazendo algo parecido no Nick Hayden, com a diferença de que Pedrosa era o primeiro piloto de fato. Na Ducati o Gigi Dal’Igna tem preferência pelo Iannone e Dovi está praticamente rifado para o ano que vem. Ficou desde o ano passado esta coisa de primeiro piloto meio no ar e dá nisso. Primeiro piloto chega a botar no contrato que o segundo tem que ter uma moto mais lenta, como era no caso do Rossi com Colin Edwards. Como sou ducatista, fui tomado de ódio pela situação. Estava pulando que nem um macaco com o duplo pódium e sou surpreendido pela manobra idiota do Iannone.

Iannone e Dovi
Iannone e Dovi

 

Então foi isso, Lorenzo ZERO pontos, Marc Marquez na ponta, Rossi de vice. depois do Qatar, ninguém esperava isso. Estou agora curioso sobre como a Ducati Corse vai resolver esta agressividade do Iannone, para falar o mínimo. O Dovi é ex-campeão do mundo de 125, fez e faz muito pela equipe merece respeito da Ducati Corse. Paolo Ciabatti tem que chegar e estabelecer que o Andrea Dovizioso é primeiro piloto até o último dia de contrato dele, e que o Crazy Joe tem que segurar e proteger. Hoje mesmo, Dovi levantou e empurrou a moto até levar a bandeirada em décimo terceiro e pegar estes pontos. Grande Dovi.

Abraços

Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.