MotoGP Argentina – Corrida Maluca

Quem diria que após duas etapas O Cal Crutchlow estaria liderando o campeonato? E que o terceiro do campeonato seja outro piloto privado, Zarco? Ninguém não é?

Muito contribuiu para isso a corrida maluca que tivemos hoje. Um monte de coisas estranhas aconteceram na pista, a começar pelas Ducatis 2018 sofrendo para andar em uma pista em que Dovi já quase ganhou em outros anos. Teve um treino que Dovi foi o último. Depois a pole position do Jack Miller com a GP17, inesperada.

Mas até aí nada demais, porém quando começou a corrida tudo ficou doido. Marc Marquez, um piloto muitas vezes campeão do mundo endoideceu. Na largada ele jamais deveria ter feito o que fez, jamais. Foi tão doido que ninguém soube o que fazer e ela acabou largando. Com certeza era para melar a largada e desclassificar o campeão.

Largada aliás mais esquisita que já vi, com Jack Miller sozinho lá na frente, com todos os outros 9 filas atrás. Isso aconteceu porque apenas ele, o pole, se apresentou com slicks e após a volta de apresentação todos os outros pilotos resolveram trocar de pneus. Em nome da segurança a direção de prova permitiu, mas obviamente Jack Miller e sua equipe reclamaram. A solução esquisita que deram foi esta. Nunca tinha visto isso. E achei injusto, porque em meia volta já estavam todos enfiados no rabo dele, e se largassem com pneus de chuva ele se daria bem melhor.

Na hora de largar a moto do Marc morreu e ele fez o inimaginável, empurrou a moto para fazê-la pegar inclusive na contramão, atrasou a largada, manobrou a moto no grid na frente de incrédulos fiscais e pilotos. A moto pegou ele largou!!!! E não levou bandeira preta. Achei um absurdo. O procedimento correto seria ele levantar a mão, ser retirado do grid, largar do box e mais uma volta de apresentação. Rasgaram as regras e isso não se faz. A punição de passar pelo box foi muito pouco, ele conseguiu passar pelo box e ainda voltar na frente de um cada vez mais ridículo Jorge Lorenzo. Perdi a paciência com ele.

Lindo e inusitado pódium

Miller estava andando muito forte e atrás dele o pau começou a comer. Devem ter pensado, já que é bagunça, vamos chutar o balde e Zarco deu uma porrada no Pedrosa, jogando ele no chão. Acho o Zarco um talento, acho ele simpático, acho ele competente, mas acho ele na pista um escroto. Torço para que ele leve uma porrada na pista e não é a primeira vez que ele faz isso. Com a pista do jeito que estava, cheia de poças e linhas molhadas, menos ainda.

Adorei ver Rins liderando, seguindo a ponta, dando um pau danado no Ianonne, ver a Suzuki andando bem. O dia que estas japirongas andarem de reta igual a Ducati de 2016 pelo menos, vai ficar mais difícil! Teve uma hora que tínhamos Ducati na ponta, seguindo de Yamaha, Suzuki e Honda, a Honda do Crutchlow.

Marc Marquez voltou lá atrás (mas ainda na frente do Lorenzo) e veio fazendo uma merda atrás da outra. A moto estava ótima, ele estava péssimo. Veio trombando e empurrando de maneira estúpida e desnecessária, se achando um Lula da vida, que quer fazer o que quer na pista. E ia se dar bem, mas aí ele fez o impensável, que é derrubar de maneira grosseira o único piloto que tem mais moral do que ele na galáxia, The Doctor Valentino. Só aí os fiscais puniram o Marc.

Marc Marquez afobado e lambão

Pelo o que ficou demonstrado é o seguinte: Marc Marquez pode fazer a merda que for, MENOS derrubar o Rossi. Achei o conjunto das cagadas inaceitável e acho que ele tem que ser suspenso por pelo menos uma prova. Achei pouco descontar 30 segundos dele na prova.

Rossi derrubado

Voltando para a ponta, Crutchlow, que tudo indica que está disputando um lugar na Honda oficial com o Zarco, deu aula. Economizou a moto um pouco e na reta final atropelou e venceu. É o mais experiente dos que estavam na ponta e como ele mesmo diz, apesar do destaque que o Zarco e os outros as vezes conseguem, ele é sempre a Honda mais rápida depois do Marc e privado mais rápido.

A sua Honda não estava coladinha no chão não, deu rabeadas assustadoras, mas ele segurou bem. E a Honda é a que mais anda de reta depois da Ducati.

Reparem que os 4 primeiros disputaram bastante, mas sem toques, exceto pelo Zarco que gastou seu estoque de vigarice com o Pedrosa.

No final, Marc Marquez foi vaiadíssimo quando foi andando tentar pedir desculpas ao Valentino Rossi no box da Yamaha. Mas aí o seu companheiro Uccio foi muito macho e expulsou o baixinho do box da Yamaha. Que cena.

Parabéns ao Cal Crutchlow por sua terceira vitoria no MotoGP, a equipe LCR e Cechinello, a Honda e Suzuki. Vamos ver o que acontece durante a semana, vai ter muito chororô. E vamos descobrir qual foi o defeito da moto do Lorenzo… é sempre defeito. Minha paciência com ele ACABOU.

Mário Barreto.